Mutirão diagnostica 9 casos de câncer de pele

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 09/04/2019
Horário 05:30
Amanda Albuquerque/AI do HRCPP - Ação na manhã de ontem ofereceu atendimentos gratuitos à população
Amanda Albuquerque/AI do HRCPP - Ação na manhã de ontem ofereceu atendimentos gratuitos à população

O HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) promoveu ontem, das 8h às 16h, um Mutirão de Combate ao Câncer que visou oferecer atendimentos gratuitos para a população. Neste período, a população pôde ter acesso a testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, orientação nutricional e atendimento dermatológico e urológico. O esperado, segundo a organização, era o atendimento de 400 pacientes no total. A ação fez alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado em 8 de abril. Nove casos de câncer de pele foram identificados na campanha.

A prevenção pode ser o caminho para colocar a saúde em dia.  Segundo a gerente de serviços oncológicos e hospitalares, Meire Mitidiero, 58 anos, a importância das atividades promovidas no mutirão do HRCPP é a da prevenção. “É primordial para o tratamento do câncer. Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer, maior a probabilidade de cura”, afirma.

De acordo com a gerente, caso o paciente apresente irregularidades nos atendimentos dermatológicos e urológicos, o HRCPP dará continuidade aos atendimentos mais específicos. “Na parte dermatológica, será encaminhado a um dermatologista oncológico, e nos casos urológicos, para o ambulatório do câncer de próstata”, declara.

Ação conjunta

Neste mutirão, o HRCPP contou com parcerias de alunos da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que ofereceram testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, orientação nutricional.

De acordo com a professora e enfermeira Caroline Brandão, 30 anos, as atividades desenvolvidas visam a prevenção e alertam os pacientes sobre os ricos do desenvolvimento do câncer, a qual considera uma das doenças mais prevalentes no país. A professora expõe que, além de informar os atendidos de como se cuidarem, fornecem informações simples e objetivas com relação aos cuidados que podem fazer em casa para controlarem fatores de risco.

A empresa especializada em farmácia e manipulação, Botica Nativa, ofertou 300 filtros solares para campanha. Segundo a gerente de serviços oncológicos e hospitalares, os pacientes atendidos pela dermatologista foram orientados sobre a importância do uso diário para prevenir o câncer de pele.

Como parte das campanhas, o hospital realizou um mutirão de saúde do homem e, segundo a organização, 115 pacientes foram atendidos e orientados para prevenção do câncer de próstata.

Prevenção e saúde

A campanha chamou atenção de quem passava pelo local. A oficial administrativa Cleonice Areias, 46 anos, trabalha em frente ao HRCPP, viu a movimentação e foi até o local participar das atividades. “A prevenção sai bem mais barata. Se as pessoas procurassem o quanto antes, evitariam problemas futuros de saúde. Estamos em um país onde maior parte da população é usuária do SUS (Sistema Único de Saúde) e ter esses serviços gratuitos ajuda nas necessidades que o sistema oferece”, norteia.

A dona de casa Maria Aparecida de Aguiar, 49 anos, foi até o local para participar dos atendimentos dermatológicos. “É importante realizar esse tipo de atendimento, hoje em dia há muita exposição ao sol e, com isso, surgem algumas marcas, então é sempre bom estar se cuidando”, expõe.

 

Publicidade

Veja também