Mutirão do Lixo Eletrônico entrega prêmios para sorteados em Prudente

Moradores de 11 bairros diferentes foram contemplados com bicicletas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos; ato ocorreu na manhã desta segunda-feira

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 26/06/2023
Horário 17:31
Foto: Ector Gervasoni/Unoeste
Premiados no sorteio: Luciane, Lucas, João, Jean, Meire, Cleide, Valéria, Maria Fernanda, Nair, Rosa, Ivanilde, Maria Beatriz e Wilson
Premiados no sorteio: Luciane, Lucas, João, Jean, Meire, Cleide, Valéria, Maria Fernanda, Nair, Rosa, Ivanilde, Maria Beatriz e Wilson

A entrega dos 13 prêmios sorteados ao final do Mutirão do Lixo Eletrônico, realizado em Presidente Prudente no primeiro sábado deste mês, ocorreu na manhã desta segunda-feira, no Espaço Agripino Lima, no campus 1 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Os ganhadores são de 11 bairros diferentes, já que foram dois do João Domingos Netto e dois do Ana Jacinta.

Os endereços dos premiados reafirmam que o evento envolve toda a cidade, de norte a sul e de leste a oeste. Foram contemplados com os sorteios das bicicletas, ofertadas pela Unoeste, Ivanilde de Lima Guidio (moradora do Jardim Aviação), Nair Ferreira de Souza (João Domingos Netto), Wilson José Diniz (Villa Real), Lucas de Oliveira Cardoso (Ana Jacinta), Meire da Cruz Lemos (João Domingos Netto), Maria Beatriz França (Vila Marcondes), João Amadeu de Souza (Ana Jacinta), Maria Fernanda Koyama (Residencial São Paulo), Rosa Nakashima (Machadinho) e Luciane Aparecida Ribeiro (Maracanã).

Os ganhadores dos prêmios do Magazine Luiza/Magalu foram os seguintes: micro-ondas para Jean de Deus Brandão (Iolanda); celular para Marcos Roberto Ariente, representado por Valéria Aparecida Simões (Caiçara); e notebook para Cleide Aparecida Oliveira (Vila Roberto).

A realização envolveu a Prefeitura, Unoeste e a Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos). O novo parceiro desta edição foi o Magazine Luiza/Magalu. As 24 toneladas de ex-lixo foram destinadas à GM&C, empresa de São José dos Campos, com mais de 20 anos de experiência em logística reversa e reciclagem.

O principal ponto de coleta e local do sorteio foi o do Parque do Povo. Os demais pontos foram nos bairros Ana Jacinta (zona sul), João Domingos Netto (zona norte) e Parque Alvorada (zona leste). No dia anterior ao do mutirão, foi realizada coleta de material descartado por moradores dos distritos de Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão (todos na zona norte).

No Parque do Povo, houve outras ações como feira de adoção de animais, doação de mudas de árvores pelo curso de Agronomia e oficina de arte e reciclagem dos cursos de Pedagogia presencial e EAD (educação a distância) para alunos da Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros. Aturam na coleta dos materiais alunos de vários cursos da Unoeste e, especialmente, da Fipp (Faculdade de Informática de Presidente Prudente).

Responsabilidade social

Na entrega dos prêmios, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Adilson Eduardo Guelfi, agradeceu aos parceiros e falou do compromisso assumido pela Unoeste com a Prefeitura, atendendo ao pedido do prefeito Ed Thomas (sem partido), formulado a Augusto César de Oliveira Lima, diretor geral da Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), mantenedora da universidade. Enalteceu a Fipp por estar na linha de frente da parceria e disse que a Unoeste, em eventos como esse, cumpre a sua missão ambiental, seja em Prudente e em seu entorno regional.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Prudente, major Luiz Edson de Souza, falou em nome do prefeito Ed Thomas e do vice-prefeito Izaque Silva (PL). Agradeceu à Unoeste e demais parceiros, mas especialmente à população por contribuir em dar destinação correta ao lixo eletrônico.

O secretário municipal de Tecnologia, Helton Sapia, relembrou que o evento ocorre desde 2009 para afirmar que a sua grandiosidade se deve a cada participante que separa o seu material e guarda para dar destinação correta ao levar ao mutirão. Falou de todos os parceiros, incluindo as secretarias municipais, em especial a de Meio Ambiente. A empresa de economia mista Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), responsável pela limpeza público, também atuou como parceira.

Publicidade

Veja também