Mutirão do Lixo Eletrônico recebeu 60 toneladas de resíduos

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 14/06/2017
Horário 15:06
O DIRETOR DA FIPP, MOACIR DEL TREJO, E O SECRETÁRIO ROGÉRIO ALESSI
O DIRETOR DA FIPP, MOACIR DEL TREJO, E O SECRETÁRIO ROGÉRIO ALESSI

Bom dia

“Humildade é saber o seu próprio tamanho, nem maior, nem menor”.

(Santa Terezinha do Menino Jesus)

 

Brinquedoteca

Rotary Club e Rotary Club Sudoeste entregaram oficialmente a Brinquedoteca, doada ao Hospital Regional do Câncer, na manhã de ontem.  Nessa realização filantrópica os rotarianos contaram com a colaboração da loja Pirlimpimpim (que doou brinquedos) e da Fundação D´Paschoal, que doou 150 livros infantis.

 

Humanização

Antonio da Cunha Braga, presidente do Hospital Regional do Câncer agradeceu o empenho dos rotarianos na doação da Brinquedoteca do HRC. Disse que o conceito do espaço está alinhado à  política de humanização do HRC, permitindo um local de acolhimento, integração e convivência para as crianças, capaz de melhorar a adesão ao tratamento. O presidente do HRC informou que a partir da segunda quinzena de julho, o hospital passará a oferecer o atendimento da Quimioterapia, com um grande contingente de crianças, a maioria vindo de outras cidades, e que certamente passarão o dia inteiro internadas para o procedimento.

 

Orgulho

Edson Kishido, presidente do Rotary Sul, agradeceu o empenho de seus colegas rotarianos nas ações que possibilitaram a doação da Brinquecoteca do HRC, e disse que “o Hospital Regional do Câncer é um orgulho para Presidente Prudente e região”. Informou que os recursos para concretizar essa doação vieram de vários eventos realizados pelo Rotary, como o Yakissoba Rotariano, a tradicional Bacalhoada e dos patrocínios dos relógios que mostram a temperatura e o horário na Santa Casa, na rodoviária e na rotatória do Prudenshopping.

 

Imersão ao Cooperativismo

Com palestras, visitas a museus e centros históricos, 18 associados do Sicredi Rio Paraná, da região de Presidente Prudente, estiveram entre os dias 7 e 11 de junho no Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre, Nova Petrópolis, Gramado e Canela para conhecer um pouco mais do sistema de cooperativismo do Sicredi. No primeiro dia a recepção ocorreu no CAS (Centro Administrativo Sicredi), em Porto Alegre, onde os associados puderam conhecer as dependências do local, além de saber mais sobre linhas de crédito, investimentos, cartões, além de outros assuntos. No dia seguinte, o grupo partiu rumo a Nova Petrópolis para conhecer a Sicredi Pioneira, primeira instituição do país. A recepção foi feita pelo presidente da Cooperativa local, Márcio Port. Em seguida foram para o Memorial do Cooperativismo para conhecer a história da implantação do sistema do Brasil. Além de visitas técnicas, o grupo também participou de roteiros turísticos.  Um dos participantes foi o empresário Hélio Soares de Lima. “Esta proposta de cooperativa é muito boa e só tende a crescer. Eu já fui indicado e hoje indico para outras pessoas”, afirma. Os associados também foram acompanhados pelo presidente da Sicredi Rio Paraná, Jorge Guedes. “É importante que o associado conheça o que é o Sicredi e o que ele oferece. E quando um associado visita o CAS ele pode perceber a grandeza do Sicredi e sua força nacional”, ressalta.

 

MAIOR DO BRASIL

Mutirão do Lixo Eletrônico recebeu 60 toneladas de resíduos

O 10º Mutirão do Lixo Eletrônico de Presidente Prudente realizado sábado no Parque do Povo e Conjunto Habitacional Ana Jacinta angariou 60 toneladas do material que será reciclado. No Parque do Povo, um verdadeiro exército com mais de 200 alunos dos seis cursos de graduação da FIPP (Faculdade de Informática de Presidente Prudente), funcionários da Prudenco e integrantes da Cooperlix, Secretaria de Tecnologia eprofessores da Unoeste, se uniram voluntariamente para receber, separar e destinar em “bags” os eletroeletrônicos que foram levados por mais de duas mil pessoas, no estilo “Drive Thru”. Já no Ana Jacinta, três  caminhões estiveram à disposição durante a manhã para a coleta com fluxo frequente, e contou com 20 voluntários.

O Secretário Municipal de Tecnologia da Informação, Rogério Alessi, informou que o evento faz parte da Semana do Meio Ambiente, cujo todo material eletroeletrônico foi colhido pela empresa Brasil Reverso, de Nova Odessa (próximo a Campinas). “Nascido em 2009, o objetivo do evento é sensibilizar a população e propiciar o livramento do lixo eletrônico de maneira correta”, disse. Para o coordenador de curso da FIPP, Haroldo Alessi, a descaracterização correta do lixo permite o aproveitamento de 94%, como plásticos e vidros. “Metais pesados, como chumbo e mercúrio, presentes nos aparelhos eletroeletrônicos, se descartados no meio ambiente, contaminam solo e rios, animais e o ser humano”, alertou.

Premiação - Quem passou nos pontos de coleta, concorreu a sorteio de 10 bicicletas, 1 Tablet, 1 vídeo game e 1 notebook, prêmios comprados pela Unoeste . Já a entrega, será realizada nesta quartafeira, às 11h, na reitoria do Campus l da Universidade, com contato antecipando dos sortudos. Conforme o regulamento, a escolha da cor das bicicletas será feita preferencialmente conforme a ordem do sorteio. (Colaborou Francinara Nepomuceno)

 

Feira do Conhecimento Técnico

Presidente Prudente,recebe nos próximos dias 20, 21 e 22 de junho a Feira do conhecimento Técnico e Gestão. O evento, organizado pelo Maxxi Training – braço distribuidor de conhecimento do Grupo DPaschoal, chega a sua 449ª edição e reunirá importantes fabricantes do segmento automotivo, que oferecerão capacitações gratuitas para profissionais do setor. O local será o Senai Santo Paschoal Crepaldi. Os cursos serão focados no segmento Linha Leve e terão como tema Embreagem, Suspensão e Amortecedores, Freio e tecnologias em fricção, oferecidas respectivamente pelas especialistas LUK, COFAP e COBREQ. As inscrições podem ser feitas até dia 20/06, por meio dos portais www.feiramt.com.br e www.maxxitraining.com.br, através do e-mail inscricoes@feiramt.com.br ou via telefone: (19) 3728-8433 e WhatsApp: (19) 99933-7227. A partir do dia 21/06, as inscrições poderão ser feitas somente no local do curso, a partir das 18h.

 

RAPIDINHAS

Amiga da coluna disse que aderiu à “moda cebola”, para encarar o frio da manhã e o calorzinho da tarde.

Emmanuel Freire, fotografo e expert e mídias digitais será o palestrante da próxima reunião do “Encontro de Networking”, dia 26/06, na FGV, no Prudenshopping

Leitores elogiam lições da coluna “Papai Educa”, de Leandro Nigre, de todos os domingos, no O Imparcial. Fazendo sua parte para um mundo melhor!

Leandro Nigre é jornalista, palestrante, articulista sobre paternidade, especialista em Mídias Digitais, editor-chefe do jornal.

 

Ponto final: Há pessoas que acalmam, acrescentam, abençoam...

Publicidade

Veja também