O Mutirão do Lixo Eletrônico em Presidente Prudente, realizado no último sábado (14), no Parque do Povo e em outros três locais na cidade, arrecadou, segundo a Prefeitura, 47 toneladas de resíduos eletrônicos. A ação também percorreu os quatros distritos - Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão, na sexta-feira (13).
De acordo com a administração, centenas de pessoas passaram pelo ponto de coleta montado no recuo da Avenida 14 de Setembro, no Parque do Povo, para descartar seus equipamentos eletrônicos sem uso. Durante a ação, teve distribuição de mais de mil papa-pilhas, recipientes utilizados para o armazenamento de pilhas usadas, além de entrega de cupons para o sorteio de 10 bicicletas, que serão entregues aos ganhadores em data a ser agendada.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, Helton Sapia, a participação da população foi fundamental. “A população mais uma vez não poupou esforços para levar seus eletrônicos fora de uso até o ponto de coleta. Agradecemos a participação ativa de todos, lembrando que esse é um ato de cidadania, pois, além de proteger o meio ambiente, o descarte correto evita a proliferação de criadouros do mosquito da dengue”.
O secretário disse ainda que todo o material arrecadado foi recolhido pela Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos). A quantidade de 47 toneladas superou a expectativa inicial de 30 toneladas. O mutirão, que está em sua 15ª edição, vem se consolidando como um dos principais eventos de coleta de lixo eletrônico do Brasil, segundo a Prefeitura.
Estiveram presentes no mutirão o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), o secretário de Tecnologia da Informação, Helton Sapia, além da equipe da Setec, estudantes da Fipp (Faculdade de Informática da Unoeste) e voluntários.
Segundo o secretário, os eletroeletrônicos em fim de vida serão processados em conformidade com todas as normas ambientais, os materiais reaproveitáveis serão transformados em matéria-prima e encaminhados de volta à indústria e os agentes contaminantes (metais pesados) receberão tratamento adequado garantindo a proteção do meio ambiente.