Mutirão do Lixo Eletrônico terá presença de 150 universitários

Ações da Unoeste compreendem logística do descarte, estímulo à reciclagem, doação de mudas de árvores e premiação

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 01/06/2023
Horário 14:50
Foto: Homéro Ferreira
Estudantes universitários atuam todos os anos na logística do descarte
Estudantes universitários atuam todos os anos na logística do descarte

Parceira da Prefeitura de Presidente Prudente desde a elaboração da proposta de realização do Mutirão do Lixo Eletrônico em Presidente Prudente, pelo 15º ano a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) se faz presente no evento que estimula e dá oportunidade à população de fazer descarte ambientalmente correto. A edição de 2023 está programada para sábado (3) desta semana. Cerca de 150 universitários participarão voluntariamente da logística do descarte em quatro pontos, recebendo e alocando os produtos em gaiolas ou caminhões que farão o transporte à empresa devidamente certificada, mediante cooperação da Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos).

Serão quatro pontos de descarte, sendo no primeiro das 8h às 16h e nos demais das 9h às 13h: 1 – Parque do Povo, no recuo da avenida 14 de Setembro, em frente à TV Fronteira; 2 – Conjunto Habitacional Ana Jacinta, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Ennio Botelho Perrone; 3 – Parque Alvorada, no CEU (Centro de Artes e Esporte Unificado) Professor Samuel Brondi; e no 4 – Conjunto Habitacional João Domingos Netto, na praça do Wi-Fi. Na sexta-feira (2) haverá coleta nos distritos: Ameliópolis – 8h, Eneida – 9h, Floresta do Sul –10h e Montalvão – 14h.

Além da atuação dos universitários de vários cursos, predominantemente da Fipp (Faculdade de Informática de Presidente Prudente), a Unoeste estará presente em outras ações. Pelos cursos de Pedagogia presencial e EAD será ofertada a oficina Arte e Reciclagem, que atenderá alunos da Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros, do jardim Guanabara. O curso de Agronomia fará a distribuição de mudas de árvores. Estas duas ações ocorrerão no Parque do Povo. Ao final do evento haverá sorteio de 10 bicicletas, com os nomes em cupons das pessoas que fizerem o descarte. A entrega dos prêmios será na próxima semana, pela Unoeste e Prefeitura.

A Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia) está à frente das ações, em nome do poder público. Outras secretarias estarão envolvidas com a atuação de pessoal, utilização de parte da frota de caminhões e carros, além de equipamentos. O Mutirão do Lixo Eletrônico acontece desde 2009, ano em que foram realizadas duas edições. Em 2020 o evento foi suspenso, por causa do isolamento social da pandemia do coronavírus. Em 14 edições houve o descarte de 762 toneladas, conforme dados disponibilizados no site do mutirão que atende a agenda 2030 dos OSD (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também