Mutirão leva exames para público feminino

Como parte da programação da campanha Outubro Rosa, ação gratuita foi realizada ontem, nas unidades de saúde de Prudente

PRUDENTE - Mellina Dominato

Data 27/10/2013
Horário 11:52
 

Dez anos depois de ter tirado um nódulo de um dos seios, a dona de casa Edeni Oliveira Cardoso, 56 anos, que reside em Presidente Prudente, aproveitou a manhã de ontem para passar por uma nova mamografia. O exame foi feito gratuitamente dentro do mutirão Saúde da Mulher, realizado pela Prefeitura, dentro da campanha Outubro Rosa, a qual ofertou durante este mês 2 mil análises do tipo, além do papanicolau, para as moradoras da cidade. O coordenador médico da Secretaria Municipal de Saúde, Nereu Oguido, explica que o agendamento para participar da ação continua.

Jornal O Imparcial Cardoso aproveitou mutirão para fazer a mamografia

"A administração municipal adquiriu estes 2 mil exames para atender a demanda que existia na cidade. Mas, durante todo o ano estes serviços são ofertados. O trabalho foi enfatizado este mês em função da campanha Outubro Rosa", relata Oguido.

Para Cardoso, a oferta dos exames gratuitamente é benéfica e faz com que a mulher tenha mais atenção com a própria saúde. "Peguei um panfleto de informações e resolvi fazer. A gente não se cuida mais por falta de tempo. Como tinha feito o agendamento, deixei minha mãe, de 90 anos, com a vizinha e dei uma escapada", conta, satisfeita.

 

Serviço

Oguido lembra que os agendamentos para os exames, que são realizados no Laboratório Imagem, durante a campanha Outubro Rosa, devem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) da cidade. O mutirão ocorreu somente ontem, das 7h às 17h, no entanto, o cadastramento para solicitação segue por tempo indeterminado.

A campanha é promovida pela Prefeitura, que tem como parceiros a Botica Magistral, Conselho Municipal da Condição Feminina, Rotary, ONG Amigas do Peito, Projeto Ipê Rosa, Soroptimistas, Fundo Social de Solidariedade, Unimed, Instituto Avon, Comunicare Assessoria de Imprensa e Agência Ativa.
Publicidade

Veja também