Mutirão recolhe 30 t de itens até meio-dia

Satisfeita com a adesão dos moradores, organização do evento visa dar a destinação correta a pelo menos 80 t de lixo eletrônico

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 12/06/2016
Horário 08:27
 

O 9º Mutirão do Lixo Eletrônico registrou "grande adesão" da população ontem, em Presidente Prudente. No município, a coleta dos materiais ocorreu no Parque do Povo, entre as 8h e 16h, e no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, das 9h às 13h. Somente no Parque do Povo, até por volta do meio-dia, 30 toneladas de materiais haviam sido recolhidos.

O trabalho é realizado pela Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), em parceria com a Fipp (Faculdade de Informática de Presidente Prudente) da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). "Mais uma vez, a população tem colaborado significativamente com a nossa ação. A expectativa é que até o fim da ação tenhamos recolhido aproximadamente 80 toneladas, a mesma média do que foi recolhido no ano passado", comenta Rogério Marcus Alessi, titular da Setec.

Jornal O Imparcial Na manhã de ontem, movimentação foi intensa no ponto de coleta do Parque do Povo

Os materiais mais descartados foram televisores de tubo, seguidos por monitores e computadores antigos. "A equipe da Fipp fez teste nas televisões, e aquelas que ainda funcionam serão encaminhadas para o Fundo Social de Solidariedade, para direcionar às famílias carentes", explica o secretário. O mutirão teve início na sexta-feira pelos distritos. "Recolhemos 4 toneladas nos quatro distritos . Ficou na mesma margem de 2015", relata.

O lixo eletrônico é recolhido por uma empresa de Nova Odessa (SP), próximo a Campinas, e mais de 90% das peças são recicladas e reaproveitadas em novos equipamentos.

O voluntário da ação, Rafael Nazareno Cortez, 28 anos, estudante de Sistemas da Informação da Fipp, trabalha pela segunda vez no mutirão. "A colaboração da população tem sido grande. Noto que as pessoas estão mais conscientes e aguardam o mutirão para fazer o descarte correto dos eletrônicos", comenta.

A dona de casa Maria do Carmo Nishimura, 50 anos, está entre as pessoas que guarda os equipamentos quebrados no decorrer do ano e aproveita a ação para jogar fora. Nesta edição, ela descartou uma televisão, um aparelho de som e um liquidificador. "Venho todos anos. Deixo tudo organizado para este momento, pois sei que daqui os materiais terão a destinação correta", relata.

O pecuarista Fernando Negrão fez duas cargas ontem. Ele descartou televisão, computadores, equipamentos de informática e telefones velhos. "É uma maravilha. O mutirão facilita muito para a gente", diz.

 
Publicidade

Veja também