Na Argentina, Valéria Kumizaki encara 27º Campeonato Pan-Americano

Com um bicampeonato conquistado em 2010, no Pan-Americano realizado em Quito, no Equador, e em Guadalajara, no México, em 2011, assim como um terceiro lugar na Nicarágua, no ano passado, Kumizaki busca o tri

Esportes - Jean Ramalho

Data 16/05/2013
Horário 08:20
Composta por 20 atletas no elenco, inclusive a carateca prudentina Valéria Kumizaki, que luta pela Associação Studio Global de Karatê, da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), de Itajaí (SC), e sob o comando da técnica Lucélia Ribeiro, a seleção brasileira sênior de caratê já está em Buenos Aires, na Argentina, para participar da 27ª edição do Campeonato Pan-Americano. Os combates ocorrem entre hoje e sábado. A competição é organizada pela Federação Pan-Americana de Karatê (PKF na sigla em inglês) e garante ao vencedor uma vaga para o World Combat Game, que vai de 18 a 26 de outubro, em São Petersburgo, na Rússia.

Jornal O Imparcial Kumizaki defende a seleção brasileira sênior na Argentina

pela modalidade kumitê (combate), na categoria até 55 quilos. Para isso, a carateca desenvolveu seus treinamentos com o técnico da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp), Renato Franco, desde o quarto lugar conquistado por ela na terceira etapa do Circuito Mundial da Primeira Divisão da Federação de Karatê (WKF na sigla em inglês), realizado nos dias 13 e 14 de abril, em Tyumen, na Rússia.

Segundo a assessora especial da carateca, Taisa Nelli, além dos trabalhos aplicados em Presidente Prudente, Kumizaki permaneceu em treinamento e concentração com os demais convocados, de 10 a 14 deste mês, no Núcleo de Alto Rendimento do Grupo Pão de Açúcar (NARGPA), em São Paulo. Ainda segundo Nelli, as caratecas Shannon Nishi, dos Estados Unidos, Jacqueline Factus, do Equador, e Karina Alexandra, da República Dominicana são as principais adversárias da prudentina na competição.

Para Franco, a carateca, que é patrocinada pela Botica Nativa e pelo Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (Fundesporte), do Governo do Estado de Santa Catarina, está no melhor da forma física e técnica, portanto tem plenas condições de conquistar o tricampeonato e, consequentemente, a vaga para o World Combat Game. "Estou muito satisfeito com as condições físicas e técnicas da Valéria. Ela treinou intensamente e chega bem preparada para o Pan-Americano. Então, a Valéria vai em busca do título", relata o treinador.

 

Demais integrantes

Com dois atletas convocados para cada categoria (1º e 2º titular), a seleção brasileira embarcou anteontem para o Pan-Americano Sênior composta pelos caratecas: Douglas Brose e Edemilson Guts, na categoria até 60 kg; César Augusto e Vinícius Figueira, na de até 67 kg; Luciano Nardes e Milton de Souza, pela de até 75 kg; Rogério Emerick e Mauricio Thomé, na de até 84 kg; Wellington Barbosa e Ramon Rocha, na categoria superior a 84 kg; Aline de Paula e Giovanna Faroldi, pela de até 50 kg; Camille Santos ao lado de Kumizaki, na de até 55 kg; Rayanne Ferreira e Érica Santos, pela de até 61 kg; Natália Brozulatto e Fernanda Juma, na de até 68 kg; e Carolina dos Santos e Izabella dos Santos, pela superior a 68 kg.
Publicidade

Veja também