Na boleia do caminhão

Sinomar

Stela da Silva Ferreira é dona do caminhão que dirige, um truck Volvo

COLUNA - Sinomar

Data 27/05/2021
Horário 05:15
Ela diz que a coragem, garra, força, determinação e vontade de aprender a ajudaram nesse ofício
Ela diz que a coragem, garra, força, determinação e vontade de aprender a ajudaram nesse ofício

As mulheres estão cada vez mais presentes ao volante dos caminhões de carga. Stela da Silva Ferreira, 42 anos, é empresária e motorista de caminhão, e toda semana para no Posto Prudentão, próximo do Cristo Redentor, para abastecer seu caminhão Volvo, “e tomar o café mais delicioso da cidade”. Ela é popular entre todos os funcionários do posto. Enquanto abastece, vai à loja de conveniência para tomar café. Na fila do café, logo atrás do repórter, Stela conta que era só a dona do caminhão, até começar a pandemia, mas diante da situação (“o preço do frete passou a não compensar mais”), teve que subir a boleia do seu caminhão para fazer as entregas. Contou que se adaptou bem à nova vida, tem os lugares seguros onde sempre para, como os postos da rede Prudentão, “só dentro das cidades”. Ela mora em Itapetininga, e viaja de lá para Guarulhos, e de lá para Presidente Prudente e região. Seu caminhão carrega leite na ida, e produtos diversos na volta, atualmente melancia. Stela diz que a coragem, garra, força, determinação e vontade de aprender a ajudaram nesse ofício. Diz não sentir preconceito pelo fato de ser mulher. “Tive um pouco de dificuldade para entrar na profissão por falta de experiência. Mas depois não houve mais problemas. Fiquei conhecida. Sou muito querida pelos clientes e pelos colegas”. Para ela não tem segrego: “Quem chega tratando bem, sempre será bem tratado”.


A motorista de Itapetininga vem toda semana a Presidente Prudente

RAPIDINHAS
...
Amanhã é o Dia do Geógrafo e do Estatístico.
...
Transforma Energia, usina de tratamento de resíduos, que está sendo instalada na cidade de Caiabu, é tema de capa da revista Domingo dessa semana.
...
A indústria vai trabalhar simultaneamente em três frentes: construção civil, grandes volumes e resíduos sólidos urbanos. 
...
No raio de atendimento da Transforma Energia, estão localizados 80 frigoríficos, 400 movelarias, 170 construtoras, indústrias de transformação, entre outros empreendimentos.
...
A Transforma Energia é uma alternativa econômica para destinação final dos rejeitos de dezenas de municípios e indústrias situados em um raio de 60 km.
...
Wilson Kunze, gerente na Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente), recebeu a coordenadora do curso de Design de Moda da Unoeste, Veridiana Ferreira, para trocar ideias sobre empreendedorismo e inovação e possibilidades de novos projetos.
...
Não muito tempo atrás, quando se conheciam as pessoas pediam: “Me dá seu número de telefone”. Agora a coisa mudou. A frase adotada para conseguir o telefone da pessoa interessada é: “Passa o teu WhatsApp”.
...
Jovens relatam uma nova habilidade: olhar nos olhos da pessoa enquanto digitam uma mensagem no celular para outra.
...
Ponto final: A gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano.

Veja também