Prefeitos e lideranças de municípios do oeste paulista se reuniram nesta semana com o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, coronel PM Henguel Ricardo Pereira, para discutir demandas e buscar soluções para ampliar a capacidade de prevenção e resposta a desastres. O encontro, articulado pelo deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), contou com a visita do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que conversou com os presentes e reforçou que o trabalho da Defesa Civil só alcança resultados efetivos quando há atuação integrada com as administrações municipais.
Em sua fala, o governador destacou ações do Estado, como a entrega de viaturas para todas as Defesas Civis municipais, a instalação de radares meteorológicos e sistemas de alarme em áreas de risco, a realização de treinamentos à população e a contratação de aeronaves para combate a incêndios florestais no período de estiagem. Ele lembrou ainda que obras de prevenção e contenção já beneficiaram cerca de 200 cidades paulistas.
O coronel Henguel ressaltou o perfil municipalista e humanitário da atual gestão, que tem percorrido o Estado para acompanhar obras e inaugurações, independentemente do porte, reconhecendo o impacto direto que cada intervenção gera para a população. Para o deputado Mauro Bragato, a Defesa Civil paulista é referência nacional, resultado da parceria entre governo estadual, prefeituras e lideranças regionais.
Demandas apresentadas
As solicitações dos prefeitos reforçam a variedade e a urgência das necessidades. Adamantina pediu recursos para recuperar a ponte no bairro Boa Vista, executar obras de drenagem em áreas afetadas por enchentes e adquirir um caminhão-pipa. Junqueirópolis busca apoio para a construção de aduela e cabeceira de ponte e também para a compra de um caminhão-pipa. Tupi Paulista reforçou a necessidade desse equipamento.
Anhumas solicitou informações sobre convênio para construção de ponte na zona rural. Emilianópolis e Flora Rica apresentaram demanda conjunta para restaurar a ponte sobre o rio do Peixe, ligação vital entre a Alta Paulista e a Alta Sorocabana.
Álvares Machado quer recuperar aduela e cabeceira de ponte rural. Nova Guataporanga e Rancharia também pediram a recuperação de pontes, sendo que Rancharia solicitou ainda um caminhão-pipa para atender o assentamento São Pedro.
Iepê propôs ampliar uma ponte que liga quatro bairros, passando de quatro para 12 metros de largura para melhorar o fluxo de veículos. Alfredo Marcondes quer confirmar convênio para restaurar ponte e adquirir caminhão-pipa. Dracena busca recursos para obras em ponte rural.
Panorama solicitou caminhão-pipa e veículo para apoio à Defesa Civil. Santa Mercedes pediu caminhão-pipa e equipamentos para a corporação local. Sagres destacou a necessidade de recuperar galeria pluvial na área urbana.
Pracinha quer construir aduela em ponte rural e adquirir equipamentos. Tarabai também apresentou projeto para construção de aduela em ponte rural. Taciba requisitou caminhão-pipa. Pirapozinho solicitou equipamentos para combate a incêndios e recuperação de duas pontes rurais que dão acesso a Presidente Prudente.
Santo Expedito e Santo Anastácio apresentaram pedidos para obras em pontes que ligam seus territórios, sendo que Santo Anastácio também requer a recuperação de ponte na área urbana. Por fim, Presidente Bernardes pediu a recuperação de ponte que liga o município a Emilianópolis e obras em aduela e cabeceira, enquanto Santo Anastácio reforçou a necessidade de melhorias na ligação com Presidente Bernardes.
Compromisso com a prevenção
Segundo Bragato, as demandas comprovam a necessidade de investimentos contínuos na infraestrutura dos municípios para garantir segurança, agilidade e eficiência no atendimento a emergências. Com o apoio do governo estadual, afirma, será possível avançar nas soluções para cada cidade, fortalecendo a prevenção e reduzindo os impactos de desastres sobre a população.