Na festa do basquete brasileiro, elenco da LBF conquista vitória

Segundo ele, o evento é muito importante, pois demonstra que o esporte está sendo resgatado. “O basquete estava muito desacreditado. A visibilidade e a credibilidade do evento é muito importante".

Esportes - Jefferson Martins

Data 10/03/2015
Horário 09:49
 

Em jogo marcado pelo equilíbrio, o time formado pelas jogadoras brasileiras venceu as atletas do elenco mundo, no último sábado, em partida válida pelo 2º Desafio das Estrelas da LBF (Liga Nacional de Basquete Feminino), por 78 a 73 (34 a 34 no primeiro tempo). O jogo de confraternização foi realizado no Ginásio Poliesportivo Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca. Representando a região estavam a pivô norte-americana Amanda Dowe, que atuou na equipe estrangeira, e do outro lado, a lateral Mariana Camargo, ambas do Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Unimed de Presidente Venceslau. No banco de reservas, no comando a turma nacional, ficou o osvaldocruzense Antônio Carlos Vendramini.

"Foi um evento do basquete que não víamos faz tempo. Organização, profissionalismo e disciplina. As atividades bem distribuídas. Casa cheia nos dois dias e um público que entende de basquete. A torcida participou o tempo todo", pontua Vendramini, que dirige a Unimed/Americana. Segundo ele, o evento é muito importante, pois demonstra que o esporte está sendo resgatado. "O basquete estava muito desacreditado. A visibilidade e a credibilidade do evento é muito importante".

O treinador garante que a criação das ligas independentes é muito válida nesse processo. "O basquete não está mais com a CBB e a junção das duas ligas para a realização do evento e do campeonato é muito bom, pois os diretores são superprofissionais e competentes", fala que as cotas de patrocínio e TV são administradas pelos clubes, diferentemente do tempo da confederação, que hoje está apenas cuidando das seleções.

 

Avaliação positiva


Em relação ao grupo que representou o time no Desafio das Estrelas, o treinador faz uma avaliação positiva. "Um bom grupo, com jovens atletas e algumas mais experientes, o ideal é essa mescla. A renovação deve ser natural", enfatiza Vendramini. "A Adrianinha, com 36 anos, comandou o time em quadra", acrescenta sobre a atuação da armadora do Uninassau/América do Recife (PE).

O jogo teve também uma movimentação interessante, com as duas equipes realizando lances plásticos. A cestinha foi a pivô Clarissa dos Santos, do time de Americana, que contabilizou 26 pontos. O evento começou na última sexta-feira, com a disputa de habilidades. Entrou em quadra pelo elenco brasileiro, Mariana Camargo, de Venceslau. "Sem comparação com nada. Um evento bem organizado. De alto nível, realmente uma festa do basquete brasileiro. Sem palavras para descrever o sentimento de poder participar diretamente disso", fala que ainda foi possível encontrar grandes amigos feitos dentro do esporte.

 

Do outro lado


Pelo lado estrangeiro, a maior pontuadora foi a ala Tiffany Hayes, do Uninassau/América, somando 17 pontos. Ao lado dela, atuou a pivô norte-americana do time venceslauense, Amanda Dowe. "Foi muito legal. Embora a gente tenha conversado pouco, no momento em que conversamos foi bem interessante o contato com as outras jogadoras estrangeiras", revela a atleta que gostou muito do Desafio de Enterradas, que é protagonizado por atletas do NBB (Novo Basquete Brasil). Além do jogo, outras disputas também fizeram a alegria dos torcedores que foram ao Ginásio Pedrocão.

No Desafio de Habilidades, a norte-americana Erica Wheeler, do Sport Recife, foi a grande vencedora. Já Sthefany Thomas, do Basquete Jaraguá de Santa Catarina, ganhou o Desafio de 3 Pontos. A armadora Adrianinha faturou o Desafio de Arremessos no time formado pelo ex-jogador francano Chuí e o armador Helinho, do Franca Basquete. No encerramento do jogo feminino, antes do Jogo das Estrelas do NBB, os atletas entraram em quadra e presentearam as jogadoras com uma rosa, em referência ao Dia Internacional da Mulher, que foi comemorado, anteontem.

 

 

SAIBA MAIS

TURMA MASCULINA

Encerrando as festividades do basquete brasileiro, foi realizado ainda, em Franca, o Jogo das Estrelas do NBB. E os 6 mil torcedores presentes viram o time brasileiro ser superior ao elenco do mundo pelo placar de 131 a 110. No Desafio de Habilidades, o armador Thiaguinho, da Liga Sorocabana, levou a melhor e foi o campeão. Dono da casa, André Coimbra, do Franca Basquete, venceu o Desafio de Enterradas. Já o Torneio de 3 Pontos foi faturado pelo ala Marcelinho Machado do Flamengo.

 
Publicidade

Veja também