Na Indonésia, carateca prudentina garante ouro

A atleta desembarcou no país asiático na última segunda-feira e teve que lutar pela categoria até 61 kg, uma acima da até 55 kg, como geralmente atua.

Esportes - Jean Ramalho

Data 21/06/2014
Horário 09:19
 

Lutando excepcionalmente pela categoria composta por atletas pesando até 61 kg (quilos), a carateca Valéria Kumizaki, de Presidente Prudente, assegurou o título da quarta etapa da Primeira Divisão do Circuito Internacional da WKF (Federação Mundial de Karatê, na sigla em inglês). A competição teve início ontem e segue até amanhã, em Jacarta, na Indonésia. A prudentina entrou no tatame ontem pela manhã, pela modalidade kumitê (combate). De volta ao Brasil, ela defende Piracicaba nos Jogos Regionais, em Lins.

Sem patrocinador oficial, tampouco o apoio da CBK (Confederação Brasileira da modalidade), Kumizaki embarcou para Jacarta com o suporte da FPK (Federação Paulista da modalidade), por meio do presidente José Carlos Gomes de Oliveira. A atleta desembarcou no país asiático na última segunda-feira e teve que lutar pela categoria até 61 kg, uma acima da até 55 kg, como geralmente atua.

Jornal O Imparcial Carateca lutou uma categoria acima da qual geralmente atua

Segundo ela, o motivo de sua mudança se deu devido às datas agendadas para ambas as classes. "Como vou lutar por Piracicaba nos Jogos Regionais, tive que optar pela categoria até 61 kg, que estava marcada para ser disputada no primeiro dia do evento. A minha categoria ocorre apenas no sábado e o caratê nos Jogos começa na próxima segunda-feira, portanto, não daria tempo de voltar ao Brasil", revela a lutadora.

Em solo indonésio, Kumizaki entrou no tatame em quatro oportunidades. Na primeira luta, encarou logo uma oponente da Indonésia. Contra a carateca Puspitasari Ni Made Dwi, venceu por 1 a 0 e chegou as quartas de final. Nesta etapa, a atleta de Prudente teve pela frente a iraniana Taravat Khaksar e assegurou a vitória pelo placar de 2 a 0. Pelos duelos semifinais, a carateca teve outra atleta do país anfitrião. Trata-se de Intan Nurjanah, que foi derrotada por Kumizaki, por 1 a 0. Com os resultados, a brasileira garantiu seu nome entre as finalistas. Na decisão, venceu a iraniana Mahtab Esmaeili e ficou com a medalha de ouro.

 

Ranking do evento

Campeã do ranking da Primeira Divisão na temporada passada, Kumizaki fez em Jacarta sua segunda participação na competição em 2014. Antes, a prudentina havia conquistado a medalha de bronze no Open de Paris, equivalente a primeira etapa, disputado em janeiro, entre os dias 10 e 12. Nas outras duas fases, realizadas em Almere, na Holanda, e em Lasko, na Eslovênia, ambas no mês de março, não participou por falta de patrocínio.

Devido seu resultado na etapa da França, a carateca ocupa atualmente o nono lugar na categoria até 55 kg, com 264 pontos. Por outro lado, o ranking da classe até 61 kg ainda não havia sido atualizado no site da WKF até o fechamento desta edição. O torneio de Jacarta teve início ontem e segue até amanhã com a participação de cerca de 220 caratecas de 26 países diferentes.
Publicidade

Veja também