Na linha certa para o futuro

SINOMAR CALMONA

O atleta, líder do Ranking Mundial Sub-20 no salto em distância, treina em Presidente Prudente

COLUNA - Sinomar

Data 21/05/2021
Horário 04:46
Foto: Sérgio Borges/ NoFoco.
Gabriel é atleta da APA (Associação Prudentina de Atletismo)
Gabriel é atleta da APA (Associação Prudentina de Atletismo)

Gabriel Boza, em clássica pose de preparação para o salto, diante da trena marcando a distância de 7,90 que levou o paranaense de 18 anos, atleta da APA (Associação Prudentina de Atletismo), a liderar o Ranking Mundial Sub-20, no salto em distância. 

Bm dia

“Por que é que as coisas um instante antes de acontecerem parecem já ter acontecido? É uma questão de simultaneidade de tempo”.
Clarice Lispector

Medicina de ponta

Já foi o tempo em que, para fazer uma cirurgia do coração, moradores de Prudente e região tinham que procurar centros como Rio Preto e São Paulo. Hoje, equipe do Incor (Instituto do Coração) da Santa Casa faz cirurgias cardíacas complexas, com grande sucesso. Que bom!

Dor de cabeça

O aumento das queixas recorrentes de dor de cabeça e crises de enxaqueca na pandemia é uma realidade que muitos médicos vêm se deparando. Segundo um levantamento realizado a partir do aplicativo Migraine Buddy, com dados de 124.717 usuários mensais, a pandemia piorou os quadros de enxaqueca. Para a pesquisa, foram ouvidas 1.689 pessoas que afirmaram que a frequência média de enxaqueca aumentou anualmente de 2018 a 2020. Os quatro gatilhos mais comuns foram estresse em 39,71%; falta de sono, 22,8%; cervicalgia (dor no pescoço) em 20%; e ansiedade em 19% dos participantes.

SOS pandemia

Sesc Thermas de Presidente Prudente iniciou uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis que serão revertidos a instituições sociais da cidade. A arrecadação começou no dia 11 de maio e não tem prazo para encerrar. Os alimentos serão repassados às entidades mapeadas pelo Sesc. Os interessados podem levar suas doações ao Sesc Thermas de terça a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 9h às 13h. 

Álbum de família



A médica Vivien Esteves com os filhos Enrico e Benjamin, fotografados por Bruna Trovato

 

Publicidade

Veja também