Na região, 190 da Polícia Militar atende 629 mil chamadas em 2023

CPI-8 afirma que índices criminais de 2023 consolidaram oeste e centro-oeste paulista como as áreas mais seguras do Estado de São Paulo

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 14/02/2024
Horário 04:24
Foto: CPI-8/Divulgação
Desentendimentos, perturbação, acidentes e pessoas suspeitas são principais chamados ao 190
Desentendimentos, perturbação, acidentes e pessoas suspeitas são principais chamados ao 190

Em 2023, 629 mil chamadas foram recebidas pelo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), serviço 190, do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior). Isso representa uma média de 1,7 mil ligações atendidas diariamente pelo órgão, que completou 19 anos de instalação em Presidente Prudente, no dia 22 de janeiro, e que abrange uma área territorial de 67 municípios, sendo os 53 da 10ª RA (Região Administrativa), no oeste paulista, e outras 14 cidades da região de Marília, que abrigam aproximadamente 1,2 milhão de habitantes. Segundo a Seção de Comunicação Social do CPI-8, os principais motivos do acionamento da PM através do 190 são para casos de desentendimentos entre pessoas, perturbação do sossego, acidentes de trânsito sem vítima e averiguação de pessoas em atitude suspeita. “Os trotes ficam entre 6% e 8% desses chamados”, revela. 

Em balanço das ações de 2023, o CPI-8 aponta que, de acordo com os indicadores divulgados oficialmente pela SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), em análise dos índices criminais do ano passado, a circunscrição do órgão se manteve “na média histórica, com tendência à redução, consolidando a região como a mais segura do Estado de São Paulo”. “Observa-se uma queda na quantidade de drogas apreendidas, porém o indicador relevante a ser considerado são as ações de combate ao tráfico de drogas, em que, na taxa por 100 mil habitantes, estamos posicionados entre os melhores do Estado, sendo esperada uma variação na quantidade das drogas apreendidas”, comenta o órgão sobre as 7,1 toneladas de entorpecentes recolhidas no ano passado.

Prisões e apreensões

Ao todo, o CPI-8 somou, em 2023, 4.861 pessoas presas. Foram 154 armas apreendidas e 214 veículos recuperados. Sem citar os dados do ano retrasado, argumenta que houve queda no número de prisões e de recuperações. “Também é aceitável dentro de um contexto de excelência e eficiência no trabalho preventivo da Polícia Militar, na própria variação dos registros de indicadores estaduais, bem como nas ações repressivas no combate ao crime”, avalia.
Recorda que, na região, foi registrada redução nos indicadores de crimes contra o patrimônio, como os furtos, e aqueles com o emprego de violência, os roubos. “O roubo de cargas é quase inexistente em nossa região. Nossa taxa de esclarecimento de crimes de letalidade violenta é de aproximados 90%, mesmo índice alcançado em países europeus. Estes bons resultados são espelho dos esforços e da presença efetiva e eficaz da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-científica, além do apoio inconteste do MPE (Ministério Público Estadual) e do Poder Judiciário. Trabalho forte e sempre integrado para o bem da população”, promove. 
O órgão fala ainda sobre a união de forças que tem gerado bons números no que diz respeito à segurança regional. “Destacamos as parcerias com Prefeituras e Câmaras Municipais, além da participação ativa de cada cidadão, este representado pelos Consegs [Conselhos Comunitários de Segurança] e demais entidades representativas, bem como os cooperadores civis e os órgãos de imprensa regional, que são colaboradores indispensáveis para as demandas de prevenção e preservação da segurança, auxiliando de sobremaneira na parceria e divulgação das ações e campanhas educativas e as voltadas para a preservação da ordem pública”, cita.

19 anos no oeste paulista

Através do Decreto 49.248, de 15 de dezembro de 2004, foi criado o CPI-8, com sede em Prudente, até então responsável por 53 municípios da 10ª RA. No entanto, um Boletim Geral da Polícia Militar, publicado em 2 de fevereiro de 2015, alterou a data de criação do órgão para o dia 22 de janeiro de 2005, “data esta em que a Organização Policial Militar passou de fato a exercer suas atividades”. 

Atualmente, o CPI-8 envolve uma área territorial de 67 cidades, já que passou a abranger, em 2008, também a região de Marília. “É constituído por quatro batalhões, sendo o 18º BPM/I [Batalhão de Polícia Militar do Interior], responsável pela região do oeste paulista; o 25º BPM/I, que tem atribuição na Nova Alta Paulista; também a área do Médio Vale do Paranapanema, que compete ao 32º BPM/I e, fechando o Pontal do Paranapanema, temos o 42º BPM/I”, divulga.

“Acrescendo a essas forças de segurança, no ano de 2019 tivemos a criação do 8º Baep [Batalhão de Ações Especiais de Polícia], completando a força policial de prevenção e repressão imediata que atua em apoio às unidades territoriais da área deste grande comando”, promove.

Publicidade

Veja também