Mais de 410 mil pessoas da região de Presidente Prudente participaram do Dia do Desafio. De acordo com o balanço geral divulgado pelo Sesc Thermas, que coordenou a ação no oeste paulista, 410.268 pessoas registraram a participação, o que corresponde a 50,72% do total de habitantes dos 53 municípios pertencentes à 10ª RA (Região Administrativa do Estado de São Paulo) que entraram na brincadeira. O índice de adesão foi alto em muitas cidades, como Santa Mercedes, com 84,78% de participantes, e Dracena, que teve 82,03%.
A região também teve destaque nas vitórias. Adamantina venceu com 63,7% de participação a gaúcha São João do Norte, que registrou somente 8,33%. Presidente Venceslau ganhou de 40,9% contra os 34,97% de Santa Elena Arenales, na Venezuela. Já Prudente ganhou com 67% de participações contra 28,64% de Uruguaiana, interior do Rio Grande do Sul, divisa com a Argentina.
Segundo a Assessoria de Imprensa do Sesc Termas, além dos municípios competidores, 20 cidades fizeram o autodesafio, sem competir com nenhuma outra. Neste caso, o intuito é participar e superar o índice de adesão das edições superiores. São os casos de Lucélia, Nova Guataporanga, Santa Mercedes, Monte Castelo, Ribeirão dos Índios, Sagres, Santo Expedito, Piquerobi, Caiuá, Presidente Bernardes, Tupi Paulista, João Ramalho, Marabá Paulista, Santo Anastácio, Inúbia Paulista, São João do Pau D’Alho, Emilianópolis, Nantes e Paulicéia.
O Dia do Desafio ocorreu em 27 de maio. A maioria das cidades da região competiram com cidades do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Outras disputaram com países latino-americanos, como Guatemala, Venezuela, Porto Rico, Colômbia e Peru. Os adversários foram definidos através de sorteio eletrônico.
Mundialmente conhecido como "Challenge Day", a data estabelece uma competição saudável entre cidades do mesmo porte populacional para estimular a prática de atividades físicas entre a população. O objetivo é sensibilizar a população sobre a inserção da atividade física na agenda diária para a manutenção da saúde.