Nadador da Semepp fica próximo do Chico Piscina

Dentre elas, a Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho teve 12 representantes, que juntos, colocaram a equipe na 12ª posição na classificação geral, com 52 pontos.

Esportes - Jean Ramalho

Data 11/06/2014
Horário 09:05
 

Uma prata e um bronze nos 100 e 200 metros costas, respectivamente. Com esse retrospecto, obtido no Campeonato Paulista Infantil de Inverno, o nadador Augusto Briguenti de Souza praticamente garantiu seu nome entre os atletas que vão defender o Estado no 27º Brasileiro Interfederativo Infanto-Juvenil e 20º Internacional da categoria – ambos válidos pelo Troféu Chico Piscina –, previsto para outubro, entre os dias 8 e 11, em Mococa (SP). Com o limite de dois nadadores por prova, a FAP (Federação Aquática Paulista) deve anunciar os escolhidos nos próximos dias, segundo informações de Elvancir Pereira do Nascimento, Pepe, técnico da equipe Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho, de Presidente Prudente.

Disputado entre 7 e 8 deste mês, na piscina de 50 metros do parque aquático do conjunto desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Ibirapuera), em São Paulo, o Paulista Infantil reuniu cerca de 330 nadadores, com idades entre 13 e 14 anos, de 49 entidades do Estado. Dentre elas, a Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho teve 12 representantes, que juntos, colocaram a equipe na 12ª posição na classificação geral, com 52 pontos.

Principal destaque de Prudente no último Campeonato Brasileiro da categoria, disputado no Recife, entre 28 e 31 de maio, Augusto Briguenti de Souza chegou ao torneio paulista como uma das principais esperanças de medalha do grupo. E o atleta não decepcionou. Envolvido em quatro provas individuais, pela infantil 2, o nadador assegurou uma prata nos 100 m costas, com o tempo de 1min04s88, e um bronze nos 200 m costas, em 2min22s99. O atleta terminou ainda no sexto e sétimo lugares dos 200 m e 100 m livre, respectivamente.

Além do competidor, a nadadora Giovanna Ribelatto Monteiro também subiu no pódio durante o último fim de semana. Classificada por Pepe como a "grande surpresa" da Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho, a atleta conquistou a terceira colocação nos 800 m livre, pela infantil 2, com a marca de 10min14s93. "Assim como esperava, o Augusto Briguenti foi impecável. E a ‘grande surpresa’ ficou por conta da Giovanna Ribelatto que, com pouco tempo de água, já vem em uma crescente absurda dentro da piscina", considera o treinador.

 

Quase garantido

Com os resultados alcançados na competição paulistana, Augusto Briguenti ficou muito próximo de vestir as cores do Estado no Troféu Chico Piscina, conforme o treinador. "Ainda não foram definidos os escolhidos para o Chico Piscina. Acredito que a federação deva fazer isso nos próximos dias. Agora resta torcer para que ele alcance uma das vagas", comenta.

Enquanto isso, o próximo objetivo da equipe prudentina passa a ser a 58ª edição dos Jogos Regionais do Interior, que ocorre entre 18 e 28 deste mês, em Osvaldo Cruz. "Quase não teremos folga durante a Copa do Mundo. Nossa torcida será dentro da piscina, em preparação para os Jogos Regionais, que é uma das principais competições da temporada", aponta Pepe.

 

Brasileiro Juvenil

Em paralelo com o Paulista Infantil, outros sete atletas da Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho participaram do Campeonato Brasileiro Juvenil de Inverno – 23º Troféu Arthur Sampaio Carepa. O torneio ocorreu no parque aquático Zé Peixe, em Aracaju, no Sergipe.

O principal destaque da cidade no evento foi Júlia Araújo Carvalho, que ficou em quinto lugar nos 200 m costas, com o tempo de 2min29s29. Com quatro pontos, o time de Prudente terminou na 22ª posição na classificação geral. Cerca de 500 nadadores, com idades entre 15 e 16 anos, de 99 clubes de 22 Estados do país encararam as disputas entre os dias 4 e 7 deste mês.

 
Publicidade

Veja também