Nanete Neves é atração desta segunda no Salão do Livro

Autora de "O Poeta e a Foca", ela ressalta que foi a primeira jornalista do mundo a entrevistar Carlos Drummond de Andrade

VARIEDADES - IVE CAROLINE

Data 02/10/2017
Horário 12:51

E a arte literária inesgotável do Salão do Livro continua nesta segunda-feira. Quem marca presença no maior evento do gênero de Presidente Prudente e região é a jornalista Nanete Neves, que participa de um bate-papo a partir das 19h30, no IBC Centro de Eventos, e fala sobre sua obra “O Poeta e a Foca”, - onde conta como foi a primeira jornalista do mundo a conseguir uma entrevista com o arredio poeta Carlos Drummond de Andrade.

“O fazer literário é muito solitário. Acho que salões e feiras do livro, como o de Prudente são uma excelente oportunidade para nós, escritores, nos aproximarmos do público e conquistar sempre novos leitores. E aproveito para fazer uma provocação: ‘qual foi o último livro escrito por mulher que você leu?’. Por isto, venho apoiando a hashtag #euleiomulheresvivas. Afinal, se não nos lermos, como vamos saber o que está acontecendo entre nós?”, exclama a autora.

Nanete é graduada em jornalismo, pós-graduada em técnicas literárias e depois de uma longa carreira na imprensa, há mais de 10 anos, dedica-se unicamente à escrita. No mercado editorial, assume a função de editora, coach de autores e ministra oficinas literárias. Também é autora de “Lavoura Dourada” e participou de diversas antologias de contos.

 

O Poeta e a Foca”

Obra gancho do bate-papo, Nanete destaca que foi “a única profissional de imprensa que conseguiu uma entrevista com Drummond, e em sua casa no Rio de Janeiro, aonde nem os amigos mais próximos dele tinham acesso. “Na época, Drummond estava para completar 75 anos e nunca havia dado uma entrevista sequer em sua vida. Incentivada por amigos, resolvi contar essa história e esse furo de reportagem em livro”, exclama.

De acordo com a jornalista, o livro fez tanto sucesso, que esgotou-se em poucos meses. Hoje, ele está disponível apenas no formato de audiolivro, para ser ouvido pelo celular (uma tecnologia nova que está ajudando muita gente a manter a leitura em dia, ouvindo o livro narrado por atores, enquanto dirige, trabalha e etc), e espera que o bate-papo atraia não apenas os estudantes, mas todos aqueles interessados em literatura, sobretudo os fãs de Drummond.

“Meu livro fala de uma foquinha [que é como são chamados os jornalistas novatos] que foi incumbida de uma missão impossível, mas que perseguiu sua meta e acabou conseguindo o que todos diziam ser impossível. Falo de superação nesse livro e também do encanto que ele provocou em mim com toda a sua doçura”, ressalta a jornalista.

 

PROGRAMAÇÃO, SEGUNDA-FEIRA

9h – Ateliê de Ideias

Literando Prudente – Alunos do Colégio Multiplus com a escritora Maria Aparecida Girotto Rodrigues

09h30 – Arena Cultural

Cidadescola - Metais / Percussão

10h – Ateliê de Ideias

Literando Prudente – Alunos do EE IE Fernando Costa com escritor Rubens Shirassu

13h30 – Arena Cultural

Cidadescola - Coreografia e Alegorias em homenagem ao Centenário de Presidente Prudente – E.M Deputado Carlos Castilho Cabral.

14h – Ateliê de Ideias

Encontro de Dirigentes de Educação

19h – Arena Cultural

Palestra – A Língua Portuguesa no Ensino Fundamental com Instituto Ágora

Palestra (HTPC) para professores do Ensino Fundamental I da Secretaria Municipal de Educação.

19h30 – Praça de Leitura

Lançamento Literário: Aplicação de Tecnologias na Gestão Organizacional

Organizadores: Carolina Martins Fernandes e Jerson Joaquim da Silva

Autores: Ari Alves de Oliveira Filho, Camila Grosso, Carolina Martins Fernandes, Daiane Marcela Piccolo, Devancyr Souza Dias, Douglas Fernandes, Elaine Parra Affonso, Flávio Alberto Oliva, Jerson Joaquim da Silva, Marcus Ayrton Rocha de Lima, Raquel Tiemi Masuda Mareco, Thiago Hernandes de Souza Lima, Yuri Correa dos Reis.

19h30 – Ateliê de Ideias

Bate-papo com o Nanete Neves

21h, no Arena Cultural

Ensaio Aberto com Coral Vozes Prudentinas sob a regência de Ana Rita Chizollini

Publicidade

Veja também