Publicidade

Não Confunda Alhos com Bugalhos

O Espadachim, um cronista que não vende ilusões até porque não é ilusionista

OPINIÃO - Sandro Villar

Data 05/08/2020
Horário 05:33

Vocês que fazem parte dessa massa que lê O Espadachim, certamente conhecem a expressão "não confunda alhos com bugalhos", não é mesmo? Não tenho certeza, mas parece que isso é coisa de português e também de portuguesa, óbvio! Enfim, uma brincadeira que teria surgido em Portugal, onde, aliás, esquerda e direita se toleram na política e se revezam no poder.
Ou estão juntas no poder, como agora, e de um jeito civilizado. O primeiro-ministro Antônio Costa é esquerdista, enquanto o presidente Marcelo Rebelo de Sousa é de direita. Parece que eles se entendem ou têm poucas rusgas, ao contrário do que acontece no Brasil, onde a intolerância e a imbecilidade dão as cartas na política e, pensando bem, em quase todos os setores.
Volto à vaca fria. Ou seria vaca quente? A escolher. Vocês aí já confundiram alhos com bugalhos? Já compraram gato por lebre? Acho que todo mundo já caiu nessa um dia, enfim, foi ludibriado por espertalhões. Afinal, que diabo é bugalho.
Bugalho é uma bolota, digamos assim, que nasce em árvores como o carvalho, para citar um exemplo. Na verdade, trata-se de um bulbo, como o alho. Claro, dona Clara: o bugalho também é comestível, mas quem se habilita? Será que algum leitor já comeu bugalho? Carece pesquisar, como diria o prefeito de Xiririca da Serra. O alcaide sempre dizia: "Carece estudar". Ou pesquisar, no caso do bugalho.
O leitor, em Prudente, pode não ter comido bugalho, mas já comeu muito alho desde que se conhece por gente até porque bebê não come alho. Daí a expressão "desde que se conhece por gente". Bugalho é o genérico do alho?  
Como foi mencionado acima, o bugalho também é comestível e quem quiser saborear esse bulbo (eta palavrinha, hein?) que trate de encontrá-lo em algum lugar. O carteiro deve saber o endereço e certamente não é onde fica o castelo do vampiro, que foge do alho e de seu genérico.

DROPS

Filme da Semana na Espanha: "O Rei Ladrão", estrelando Juan Carlos, o que mandou o Chávez se calar.

O sol é o melhor antibactericida do sistema solar.

Coronavírus e fígado têm algo em comum: ambos não gostam de álcool.

Viagem espacial é um lazer que pobre também vai desfrutar... na televisão.
 

Veja também