Não deixe seu idoso sofrer!

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 28/01/2026
Horário 05:00

Não é possível acontecer todo dia nos hospitais.
Um, dois, três, dez, 20 ou mais idosos todo dia chegam para serem atendidos com história de quedas e fraturas no corpo, debilitados. Fratura do ombro, do  braço, da coxa, do fêmur e até da cabeça. E a causa é uma simples questão de cuidado com o ambiente doméstico que vivem.
Se acontece no banheiro, é por falta de um tapete antiderrapante de R$ 20. Às vezes por apoio de barras. Se acontece no quarto onde dormem, é por falta de espaço físico livre. O ambiente todo ocupado. Se acontece na sala à noite, é por falta de iluminação, uma economia que não vale. E se acontece na cozinha, é por falta de um pano de chão seco. Limpar as gotas de água ou sabão que caem. Se acontece no quintal, é por excesso de entulhos não removidos.
As casas onde nossos idosos moram normalmente foram construídas há 30, 40, 50 anos ou mais e estão no mínimo pior que antes, já que as reformas não foram realizadas.
A preocupação deve ser dos filhos que, morando junto ou não, têm a responsabilidade de cuidarem do seu ente querido.
Estamos agora no verão, com banhos mais frequentes e muitas vezes a gente culpa o idoso de não querer tomar banho. Você já perguntou para ele, se ele tem medo de cair e se machucar?
Vamos prestar atenção nos lares que nossos idosos vivem e fazer mudanças necessárias no ambiente para proporcionar segurança.
Com certeza todos seremos mais felizes.
 

Publicidade

Veja também