Não vamos deixar cair no esquecimento!

OPINIÃO - Marcelo Fritschy

Data 27/10/2020
Horário 04:15

Em julho passado, informamos neste periódico que a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) novamente solicitou à concessionária Rumo o estudo para inserção de VLT (Veículo Leve sobre Trilho) na região ferroviária de Presidente Prudente, com recuperação do trecho de Regente Feijó e Álvares Machado
Fomos informados, na época, que receberíamos o estudo em 20 de setembro, porém, por e-mail, a Rumo adiou a devolutiva para 11 de novembro, junto com outra demanda, o estudo de um novo trecho, ligando Parapuã (trecho do ramal de Jaú) até Presidente Prudente.
Em diversas cidades brasileiras, o transporte urbano sobre trilhos é uma realidade viável, pois além de ser baixo custo, promove o deslocamento das pessoas com maior rapidez. Ademais, Prudente já tem o desenho da linha que se faz aos longos bairros menos privilegiados socioeconomicamente, os quais mais precisam de transporte coletivo. Seria uma nova opção de locomoção para os usuários!

Demandas existem tanto para carga, quanto urbano, devidamente comprovadas à Rumo

Neste meio tempo, na semana passada, o governo estadual anunciou plano de investimento de R$ 6 bilhões na reestruturação ferroviária, excluindo cidades como Presidente Prudente, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau e Rancharia, já que ambos foram excluídas da Malha Paulista e inseridas anteriormente na Malha Sul.
Desde 2017, cobramos do Ministério dos Transportes a antecipação de estudos de viabilidade da Malha Sul e que o trecho Presidente Epitácio x Ourinhos x Rubião Júnior seja devolvido à União. Entretanto, a concessionária alega que para discutir sobre o destino da Sul, primeiramente tem que ser destino da Paulista. Outra justificativa dada foi que a Sul ainda não gera lucros satisfatórios na consolidação de carga; teoria essa incoerente para a UEPP.
Viemos justificando viabilidades para a recuperação do trecho da Alta Sorocabana. Demandas existem tanto para carga, quanto urbano, devidamente comprovadas à Rumo. Seguiremos firmes e perseverantes para que nos seja apresentado um projeto plausível.

 

Publicidade

Veja também