Naraly é doutoranda aos 21 anos

SINOMAR CALMONA

Prof. Dra. Beatriz Eleutério Goi e sua aluna Naraly Martins

COLUNA - Sinomar

Data 27/03/2022
Horário 05:15

Naraly Martins veio de Tupã com 17 anos, em 2018, para estudar Química, na Unesp, em Presidente Prudente. Quatro anos depois, protagoniza uma conquista rara: aos 21 anos ingressou direto no doutorado oferecido pela agência de fomento Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), com a duração de quatro anos. “Isso é para pesquisadores com muito talento e dedicação”, comentou sua professora e orientadora Dra. Beatriz Eleutério Goi. O tema da pesquisa da jovem doutoranda é sobre fotopolimerização e aplicação em impressão 3D e 4D. É uma área inovadora que vem tendo grandes avanços. No ano que vem ela pretende realizar um ano do seu doutorado na França.

Desafio
Encontro sobre Inovação Tecnológica e Soluções para o município, realizado anteontem no Palatum Rooftop, definiu a criação de um prêmio no valor de R$ 30 para incentivar alunos das universidades desenvolverem projetos que solucionem problemas da cidade, como as enchentes do Parque do Povo. O evento foi organizado pela AEAAPP (Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Presidente Prudente), em parceria com a Associação dos Amigos do Parque do Povo e do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo).

Cidade inteligente
Na reunião de anteontem esteve presente o prefeito Felício Ramuth de São José dos Campos (SP), a primeira do Brasil certificada como “Cidade Inteligente”. Ramuth disse que São José dos Campos investe em tecnologia para melhorar a vida das pessoas, garantindo o desenvolvimento econômico e social da cidade, promovendo a inclusão, a aproximação e conectividade dos moradores.

Indicadores
Entre as iniciativas que deram o título de “Primeira Cidade Inteligente do Brasil” para São José dos Campos estão o Centro de Segurança e Inteligência, com a instalação de 1.000 novas câmeras com reconhecimento facial, a Linha Verde, corredor sustentável de transporte público, monitoramento por satélite de todo o território municipal, 100% da frota da Guarda Municipal equipada com carros elétricos, consulta de medicamentos pela internet, instalação de lâmpadas de LED em toda a cidade, incluindo a zona rural.

Rapidinhas
...
Domingo, 27, aniversário de Presidente Epitácio.
...
Amanhã é o Dia de São Judas Tadeu. Vale lembrar, uma simples oração nunca é demais.
...
As melhores mesas de sinuca e bilhar do Brasil são fabricadas em nossa cidade pela fábrica Bilhar Presidente.
...
Um modelo recente da Bilhar Presidente que faz sucesso é a mesa de jantar que vira mesa de bilhar.
...
Há dez anos no mercado da tecnologia em Presidente Prudente, a D2 Informática é a mais nova empresa residente da Fundação Inova Prudente, no modelo residente privativo.
...
A D2 Informática está no mercado desde 2012, mas o dono Diego Cunha já trabalha na área de tecnologia há pelo menos 15 anos.
...
A D2 Informática realiza – entre vários serviços – a instalação e estruturação de redes, a manutenção em microcomputadores e servidores e serviços de backup.
...
Levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): a cultura das flores e plantas ornamentais rendeu US$ 350 milhões aos agricultores do país.
...
Ponto final: Cuide, cultive, queira o bem. O resto vem!

Publicidade

Veja também