Narandiba figura no top 4 do Estado em ranking de municípios do Previne Brasil 

Programa do Ministério da Saúde mensura qualidade dos serviços municipais de atenção básica de saúde a cada quadrimestre; na região, 15 cidades aparecem nas 100 primeiras colocações da lista de SP

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 12/06/2022
Horário 09:26
Foto: Cedida/Beto Suniga
Narandiba aparece na quarta colocação, entre os municípios do Estado de São Paulo, no ranking do programa Previne Brasil
Narandiba aparece na quarta colocação, entre os municípios do Estado de São Paulo, no ranking do programa Previne Brasil

Narandiba aparece na quarta colocação, entre os municípios do Estado de São Paulo, no ranking do programa Previne Brasil. O resultado é referente aos quatro primeiros meses de 2022 e foi divulgado pelo Ministério da Saúde, por meio da SAPS (Secretaria de Atenção Primária à Saúde), no início deste mês. Quinze cidades da região administrativa de Presidente Prudente (10ª RA) figuram entre os 100 melhores municípios do Estado, conforme o levantamento.
O prefeito de Narandiba, Itamar dos Santos Silva (PSDB), relata que a boa colocação do município no ranking estadual do Previne Brasil reflete a série de investimentos em estrutura e recursos humanos na área da saúde realizados pela administração municipal. “Este resultado é muito importante, porque isso significa que o trabalho na saúde está sendo de boa qualidade. Estamos conseguindo atender as demandas necessárias para nossa população, com o intuito de melhor cada vez mais”, realça Itamar. Na divulgação anterior do ranking do Previne Brasil, referente ao último quadrimestre de 2021, Narandiba ficou na oitava colocação. 
Conforme o levantamento do Previne Brasil, nos primeiros quatro meses deste ano, Presidente Prudente subiu da 42ª colocação para 25ª entre os municípios com melhores indicadores de desempenho e qualidade da atenção básica de saúde. Vale destacar que Prudente ficou na 1ª colocação entre os municípios com mais de 100 mil habitantes no Estado de São Paulo. “A 42ª posição dentre 634 municípios já era uma excelente colocação. Melhorar esse índice, principalmente diante de uma pandemia, é muito gratificante. É o resultado do compromisso dos servidores da Secretaria de Saúde, que trabalharam incansavelmente nesses últimos dois anos. Nossa gratidão à toda equipe”, ressaltou o prefeito Ed Thomas (PSB). 

Programa Previne Brasil

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria 2.979, de 12 de novembro de 2019, como uma nova forma de financiamento da saúde pública pelo governo federal, no entanto, por conta da pandemia, começou a valer de fato neste ano. O programa altera a forma da gestão pública federal realizar o repasse de transferências para os municípios, a partir de quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional. 
A modalidade de pagamento por desempenho tem como base o ranking do Previne Brasil, que é divulgado a cada quadrimestre, e leva em consideração sete indicadores para avaliar a qualidade da atenção básica nas cidades brasileiras: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV (vírus da imunodeficiência humana); proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada. 

Municípios da região

Confira na tabela abaixo a colocação de cada um dos 53 municípios da região administrativa de Presidente Prudente, conforme o ranking do programa Previne Brasil referente aos primeiros quatros meses de 2022: 

PREVINE BRASIL

Colocação/Município

4° Narandiba

11° Nova Guataporanga

14° Monte Castelo

16° Regente Feijó

18° Caiabu

23° Panorama

25° Presidente Prudente

26° Pirapozinho

29° Pauliceia

31° Mirante do Paranapanema

59° Euclides da Cunha Paulista

65° Dracena

76° Iepê

85° Junqueirópolis

90° Rosana

103° Inúbia Paulista

108° Rancharia

111° Ribeirão dos Índios

112° Teodoro Sampaio

116° Tupi Paulista

118° Presidente Venceslau

124° Alfredo Marcondes

132° São João do Pau D'alho

172° Ouro Verde

174° Santo Anastácio

179° Indiana

195° Taciba

198° Irapuru

207° Sandovalina

214° Emilianópolis

223° Nantes

234° Martinópolis

254° Anhumas

258° Flora Rica

271° Pracinha

282° Álvares Machado

285° Presidente Bernardes

303° Caiuá

308° Tarabai

312° Santo Expedito

324° Mariápolis

342° Santa Mercedes

344° Pacaembu

345° Lucélia

359° Sagres

368° Salmourão

369° Presidente Epitácio

437° Piquerobi

439° Osvaldo Cruz

513° Adamantina

518° Flórida Paulista

589° Marabá Paulista

621° Estrela do Norte

Fonte: http://esusfeedback.com.br/#/previne-brasil/listan       

Cedida/Beto Suniga

Programa do Ministério da Saúde mensura qualidade dos serviços municipais de atenção básica de saúde

Publicidade

Veja também