Natação beneficia bebês

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 22/03/2017
Horário 06:34


 

Brincar na água não é apenas uma diversão para as crianças, mas uma forma de garantir um hábito saudável desde a idade mais tenra. Em Presidente Prudente, a Formiga Academia promove a atividade para 15 bebês a partir dos seis meses e cerca de 30 crianças a partir de 2 anos, sendo estes chamados "bebês de mesinha", visto que utilizam um suporte que permite que entrem na água de forma autônoma. A professora de natação do estabelecimento, Gláucia Regina Teles de Oliveira, explica que, embora a academia atenda crianças a partir dos quatro meses de vida, muitos pais preferem matriculá-las a partir dos seis meses, quando a vacinação já se encontra em estágio avançado, no entanto, por recomendação médica, muitas acabam frequentando as aulas já aos quatro meses.

Jornal O Imparcial Conforme Gláucia, neste primeiro momento, as crianças entram na piscina acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

Conforme Gláucia, neste primeiro momento, as crianças entram na piscina acompanhadas de seus pais ou responsáveis. "Temos casos em que o pai e a mãe entram juntos e outros onde apenas um deles participa das atividades. Aqui na nossa academia, o mais comum é a presença do pai, pois a mãe aproveita esse momento para que o homem tenha uma oportunidade de se aproximar mais do filho", expõe. A profissional salienta que o bebê não corre nenhum perigo, pois fica no colo do responsável ao longo de toda a aula. Entretanto, conforme vai ficando maior e adquirindo mais experiência, é normal que o pequenino queira utilizar uma boia no braço para ficar mais à vontade na água.

Na academia, as aulas são ministradas de 1 a 3 vezes por semana, durante 40 minutos, de forma lúdica e cantada. "Os bebês se exercitam, brincam, mergulham, ficam de costas", descreve Gláucia. Ela ressalta que a piscina é rasa, com 90 centímetros de profundidade, e abastecida com água aquecida a 32ºC e tratada com ozônio. "A vantagem do ozônio é que, ao invés do cloro, ele não resseca a pele, não deixa cheiro na água e não causa alergias no bebê", afirma.

Na Academia Fit Bem, as turmas também são divididas em duas, sendo a primeira com bebês a partir dos seis meses, e a segunda com crianças a partir de três anos. O colaborador do estabelecimento, Erick Villa Real, explica que cada grupo de alunos é composto por até sete crianças, com o acompanhamento dos pais e um professor. Caso o número seja maior, um auxiliar é disponibilizado. Já as aulas são duas vezes por semana, com duração de 40 minutos. Segundo Erick, a atividade é benéfica para o desenvolvimento da parte neuromotora e lateralidade da criança, além da sua própria segurança. "Em uma situação de acidente envolvendo piscina, a criança consegue ter controle respiratório, pois é instruída a mergulhar desde bebê, e tem a firmeza para ir até a borda e se apoiar nela", pontua.

 
Publicidade

Veja também