Natação prudentina garante 21 pódios nos Jogos

Com os resultados, a capital da Alta Sorocabana fechou o primeiro dia na liderança da modalidade no masculino, com 119 pontos, seguida por Assis, com 92, e Marília, com 76.

Esportes - Jean Ramalho

Data 26/06/2014
Horário 04:47
 

Com seis decisões, bem como o início dos combates do caratê, o oitavo e antepenúltimo dia de disputas da 58ª edição dos Jogos Regionais da 7ª Região Esportiva do Estado de São Paulo deve movimentar as praças esportivas de Osvaldo Cruz. Iniciada ontem, a natação reúne hoje 20 provas das modalidades convencional e PcD (pessoa com deficiência), no parque aquático do conjunto esportivo Jubileu de Ouro. Além disso, o ciclismo entra em sua reta final, com as largadas do BMX.

Composta por 27 nadadores, a equipe de Presidente Prudente conquistou 21 medalhas durante o primeiro dia de competição da modalidade. Apenas no período da manhã, os atletas do PcD asseguraram sete medalhas, sendo seis de ouro e uma de bronze. Entre os competidores convencionais, a cidade subiu no pódio em 14 oportunidades, com seis medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze.

Jornal O Imparcial Nos Regionais, natação PcD de Prudente assegurou sete medalhas

Com os resultados, a capital da Alta Sorocabana fechou o primeiro dia na liderança da modalidade no masculino, com 119 pontos, seguida por Assis, com 92, e Marília, com 76. No feminino, a cidade ocupa a segunda posição, com 92, enquanto Marília está na liderança, com 141, e Assis em terceiro, com 78.

Na categoria S-8, voltada para competidores com limitações físico-motoras, Alysson Roberto de Souza foi ouro nos 100 metros nado livre, com o tempo de 1min29s28. Pela S-9, Jonathan Eduardo de Farias também assegurou o ouro, contudo nos 100 m costas, com 1min19s88. Leonardo Hoffaman também garantiu o primeiro lugar na classe S-6, nos 100 m livre, com a marca de 2min15s19. Ainda nos 100 m livre, Ricardo da Silva Santos também subiu no lugar mais alto do pódio, pela S-13, que é composta por atletas com deficiência visual, com 1min30s06.

Entre as mulheres, Thamires Hintz não tomou conhecimento das adversárias e assegurou o primeiro lugar nos 100 m livre e 100 m costas da S-10, com 1min23s01 e 1min32s69, respectivamente. Ao lado dela, Evelize Rapchan Basques ficou com o bronze nos 100 m livre, da categoria S-14, voltada para atletas com deficiência mental. A nadadora completou a prova com o tempo de 1min59s98. Nos 200 m livre, Basques terminou ainda na quarta colocação, com a marca de 4min35s59. Gênesis Faria, na S-14, ficou em quarto nos 100 m livre, com o tempo de 1min57s14.

Entre os nadadores convencionais, a capital regional conquistou 14 medalhas. Os ouros foram obtidos por André Juan Carvalho nos 100 m livre; Renato Henrique Niz nos 200 m costas; Renata dos Santos Cangussu nos 100 m peito; Diego Uchoa dos Santos nos 100 m peito masculino e 400 m medley; e Beatriz Gomes Ângelo nos 400 m medley. A equipe contabilizou ainda cinco pratas e três bronzes.

 

Ciclismo em ação

Com seis medalhas na bagagem, a equipe de ciclismo de Prudente colocou novamente suas bicicletas na rua ontem pela prova de resistência. Em um circuito de 75 km (quilômetros), os atletas da cidade conquistaram duas medalhas, sendo uma de prata e outra de bronze. Entre as mulheres, Veridiana dos Santos completou o trajeto na terceira colocação, enquanto Vânia Aparecida de Barros veio em quarto; Adriana Garcia ficou em quinto; e Carol Lobo terminou na sexta posição.

No pelotão masculino, José Rômulo Júnior subiu no segundo degrau do pódio. Rodrigo Daustin Oliveira Araújo no quinto lugar; Caíque Damasceno Lobo em quinto; e Almir Rogério Lobo também pontuaram na etapa. As disputas do ciclismo seguem hoje, com as provas de BMX. Amanhã, o MTB (mountain bike) encerra as atividades da modalidade nos Jogos.

 

Segue o jogo

Ainda hoje, a 58ª edição dos Jogos Regionais conhece outros seis campeões. Entre o período da manhã e o da tarde, serão disputados os confrontos finais do tênis de mesa masculino e feminino da Primeira e Segunda Divisão. O vôlei feminino da divisão de acesso também encerra suas atividades hoje, como também o xadrez masculino da Primeira Divisão.

Até ontem à noite, Prudente ainda ocupava a segunda colocação da classificação geral da elite, com 82 pontos. A liderança era ocupada por Marília, que somava 123. Assis vinha na terceira posição, com 71, enquanto Dracena estava em quarto, com 69. Os anfitriões de Osvaldo Cruz contabilizavam 52 pontos na sexta colocação. Paraguaçu Paulista figurava em oitavo, com 31, e Martinópolis vinha em nono, com 23.

Na divisão de acesso, Adamantina havia ultrapassado Maracaí e ocupava a liderança absoluta, com 68 pontos. Outra cidade que passou Maracaí foi Junqueirópolis, que agora está em segundo lugar, com 59. Maracaí caiu para terceira posição, com 58, enquanto Presidente Venceslau vinha em quarto ao somar 41.

 

 

SAIBA MAIS

QUADRO DE MEDALHAS

No ranking de medalhas, Marília continuava no primeiro lugar da Primeira Divisão dos Jogos Regionais, com 106 no total, sendo 65 ouros, 27 pratas e 14 bronzes. Na segunda posição, Prudente contabilizava 71, com 43 ouros, 17 pratas e 11 bronzes. Na Segunda Divisão, Adamantina ainda era a única representante da região entre as três primeiras colocadas, com 46 medalhas, sendo 17 de ouro, 16 de prata e 13 de bronze, no terceiro lugar.
Publicidade

Veja também