Neuroplasticidade e metanoia

OPINIÃO - Eunice Cruz

Data 09/06/2021
Horário 04:30

Estamos vivendo tempos de descobertas em todas as áreas do conhecimento. Palavras, conceitos e expressões novas aparecem diariamente e creio ser interessante que as conheçamos. 
Neuroplasticidade e metanoia são dois conceitos cujos significados conhecemos, mas são termos relativamente novos. É importante que os entendamos, pois podem fazer muita diferença em nossas vidas. 
Neuroplasticidade, uma das descobertas mais revolucionárias, é a capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se quando submetido a novas experiências. É o conceito que nossos pensamentos têm o poder de moldar nosso cérebro, que como um músculo, pode ser exercitado ou atrofiado. Condicionamento, disciplina e novas posturas abrem novas entradas neurológicas no cérebro, que não é fruto apenas do resultado genético, mas também das reações ao mundo no qual vivemos. 
Diante dessa descoberta, é importantíssimo escolher nossos pensamentos e como desejamos viver, pois somos transformados e remodelados pelas experiências e por aquilo que acreditamos. Se quisermos mudar para uma vida melhor temos que determinar o rumo que queremos dar à nossa existência. Não dá para viver como a música do Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar, vida leva eu”. É preciso sair do modo automático e adotar novas posturas, comportamentos e virar a chave. Afinal, o cérebro pode ser moldado segundo nossas experiências. Não é fantástico?
Metanoia, palavra formada por “meta” - o que está acima e “noia” - da mente, que vem da raiz “nous”. Metanoia é uma proposta de transição de uma mente fria, conturbada, alienada, para uma mente que transcende, que não pensa quadrado, que não se deixa dominar por vieses inconscientes, disposta a se expandir, a abrir portas invisíveis e acreditar que pode alçar magníficos voos e realizar todos os seus sonhos. É um estilo de vida.
Metanoia é um chamado para eliminar o lixo mental e fazer escolhas positivas. Trata-sede fazer uma grande mudança em coisas que dão significado à vida. Viver esse processo de expansão da mente só traz vantagens, pois permite que passemos a enxergar abundância onde só éramos capazes de ver escassez, gratidão onde só havia reclamação e graça e prazer onde só existiam insatisfação e raiva. Isso é maravilhoso!
Metanoia é não se deixar abater pelas agruras da pandemia, mas aproveitar o recolhimento para se conectar com sua verdadeira identidade. Avançar para novas descobertas. Redescobrindo-se perceberá que existem habilidades não desenvolvidas, dons e talentos a serem expressados. Sim, você está pronto para lutar as batalhas para as quais foi feito para vencer. 
Como experimentar esse processo de transformação? Acolha as pessoas. Seja grato. Realize. Busque emoções positivas. Mantenha relacionamentos saudáveis. Conecte-se com o divino. Encontre sua missão e seu propósito. Construa seu legado. 
Para ter a consciência expandida e experimentar a metanoia, faça como os girassóis, dê as costas para as sombras e olhe para o sol. Foque na luz


 

Publicidade

Veja também