No 1º escalão

Homéro Ferreira

COLUNA - HOMERO FERREIRA

Data 17/04/2022
Horário 05:20

Com a recente troca na Saúde, com a saída de Delton Ferraz e a entrada de Marisa Dantas, a composição do secretariado municipal de Presidente Prudente retoma a representatividade feminina de 29,4%; ou seja: quase ⅓. Estava em 23,5%.

Desenho inicial
No desenho inicial das 17 secretarias, as mulheres estavam na assistência social, desenvolvimento econômico, educação, finanças e turismo. Em maio de 2021, Priscila Campos saiu e entrou Adolfo Padilha.

Seis trocas
Em 1 ano e três meses e meio, a administração do prefeito Ed Thomas (PSB) teve seis trocas em cinco secretarias: turismo, obras, jurídico, saúde e educação com duas e um período de cerca de dois meses com secretária interina.

Firmes e fortes
Mulheres que permanecem desde o início: a primeira-dama Clélia Tomazini, na Assistência Social; Ana Paula Atayde Setti, no Desenvolvimento Econômico; e Célia Molinari, nas Finanças. 

Na educação
Na Educação, Sonaira Fortunato foi a primeira a assumir o comando da pasta. Francisca Maria Chagas assumiu interinamente, de julho a setembro de 2021. Em outubro entrou a vereadora licenciada Joana D´Arc. Todas professoras.

No legislativo
Com o licenciamento da vereadora Joana D´Arc e a posse de Anderson Silva, ambos do PSB, a representatividade feminina na Câmara Municipal, de 13 vereadores da 18ª Legislatura, caiu de 23% para 15,3%.

Outras trocas
Além da Educação, Saúde e Turismo, outras trocas ocorreram no Jurídico, onde saiu Jorge Duran e entrou Pedro Anderson da Silva em janeiro de 2022; e na Secretaria de Obras, onde saiu Marcos Augusto Frois e entrou Matheus Grosso, em agosto de 2021.

Gestão anterior
O número de trocas (seis) de secretários na atual gestão se equipara ao da gestão anterior, do prefeito Nelson Bugalho (PSDB), que em 1 ano e sete meses teve sete, sendo que na Educação e Desenvolvimento Econômico foram duas vezes

Nova secretaria
As demais trocas de Bugalho foram nas secretárias de Assuntos Viários (atual Mobilidade Urbana), Jurídico e Relações Institucionais que Ed Thomas decidiu extinguir e criar a Secretaria Municipal de Agricultura.

Primeiro time
Em outros três cargos com status de 1º escalão está tudo como começou: presidente do Fundo Social, Lucimara Rodrigues, a esposa do vice-prefeito Izaque Silva (PL); chefe de gabinete Jonas Martins; e presidente da Prudenco, Valdecir Vieira.

Bela jornada
Fernando Braz, da assessoria do deputado federal Coronel Tadeu (PL), conta ao Plantão que em três dias cumpriram 22 agendas em Prudente e região, rodaram 600 Km e estiveram em 19 cidades. Foram distribuídos mais de R$ 3 milhões em emendas.

Sessão manhã
Amanhã tem sessão ordinária da Câmara Municipal de Presidente Prudente com uma pauta que mostra o quanto os vereadores estão ativos. Será às 20h, com transmissão pelo canal no YouTube.

Publicidade

Veja também