No caratê, Valéria Kumizaki defende Piracicaba

No entanto, se por Piracicaba o cenário é favorável, na última competição em que Kumizaki esteve envolvida, o resultado ficou abaixo do preconizado pela própria atleta.

Esportes - Jean Ramalho

Data 17/10/2013
Horário 09:19
 

Pela terceira oportunidade na temporada, a carateca Valéria Kumizaki defenderá a cidade de Piracicaba em uma competição oficial. Isso porque, a partir de hoje, a prudentina irá compor o grupo piracicabano que disputa a 77ª edição dos Jogos Abertos do Interior, em Mogi das Cruzes. A competição teve início ontem e segue até 26 deste mês, contudo, as disputas do caratê ocorrem entre os dias 22 e 23. Na ocasião, Kumizaki, que é patrocinada pela Botica Nativa, lutará na modalidade kumitê (combate), na categoria para competidoras com o peso até 60 quilos (kg).

Com as cores piracicabanas, Kumizaki conquistou cinco medalhas de ouro ao longo do ano. Três delas vieram na 11ª edição da Copa Brasil Biolab, que ocorreu entre 1º e 3 de março, em Pouso Alegre (MG), onde a atleta alcançou o primeiro lugar no feminino, para atletas pesando entre 55 e 60 kg; na open, que envolve todas categorias; e também por equipes. As outras duas medalhas foram conquistadas durante os Jogos Regionais de São Carlos, em julho, entre 17 e 28, competição da qual foi a melhor tanto no individual quanto por equipes.

No entanto, se por Piracicaba o cenário é favorável, na última competição em que Kumizaki esteve envolvida, o resultado ficou abaixo do preconizado pela própria atleta. Na sexta etapa da Primeira Divisão do Circuito Internacional da Federação Mundial de Karatê (WKF na sigla em inglês), que foi disputado em setembro, nos dias 21 e 22, nas cidades alemãs de Frankfurt e Hanau, ela foi eliminada em sua terceira luta e ficou de fora do pódio.

O retrospecto recente não assusta a prudentina, que prefere se apoiar em sua trajetória com o quimono de Piracicaba. Conforme a atleta, após sua participação na etapa alemã do Circuito Internacional, ela se submeteu a uma rígida rotina de treinamentos com a equipe de caratê da Secretaria de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), sob o comando do técnico Renato Franco. Com isso, Kumizaki se diz preparada para encarar os Jogos. "Venho treinando forte e me sinto em plena forma física e técnica para disputar os Abertos. Esse campeonato é um dos mais importantes da temporada pra mim, então, vou dar o meu melhor", pontua.

 

Grupo forte


Figurando na Primeira Divisão dos Jogos Abertos, o caratê de Piracicaba leva para Mogi das Cruzes o peso de ter sido campeão da modalidade nos Jogos Regionais de São Carlos. Kumizaki embarca para Piracicaba hoje pela manhã, onde complementa seus treinamentos em conjunto com o restante do grupo. Na próxima segunda-feira ocorre o Congresso Específico, enquanto que as disputas do caratê serão realizadas na terça, pela Primeira Divisão, e na quarta-feira, pelo pelotão secundário.

Para a carateca, o time piracicabano é muito forte e possui chances reais de conquistar o título da modalidade. "Piracicaba está com um grupo completo. A cidade investiu bastante, inclusive na ‘contratação’ de atletas de seleção brasileira. Então, é uma das grandes favoritas ao título", conclui.

 
Publicidade

Veja também