No Dia da Árvore, alunos plantam mudas em área de lazer de sindicato em Prudente

Vinte e dois estudantes da Escola Municipal Jovita Terin participaram de ação sustentável promovida na manhã desta quinta-feira em parceria com Sintrapp

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 21/09/2023
Horário 15:56
Foto: Sintrapp
Crianças aprenderam sobre importância da responsabilidade coletiva com o meio ambiente
Crianças aprenderam sobre importância da responsabilidade coletiva com o meio ambiente

Em Presidente Prudente, uma turma de 22 alunos da Escola Municipal Jovita Terin realizou, na manhã desta quinta-feira, o plantio de mudas de árvores na área de lazer do Sintrapp (Sindicato dos Servidores Municipais de Presidente Prudente e Região). A atividade, além de proporcionar uma experiência nova para as crianças, teve o objetivo de conscientizar acerca da preservação do meio ambiente e da importância do cuidado coma natureza.

As professoras Elaine Macedo e Ana Beatriz Siqueira, responsáveis pela turma, destacam que a ação que aconteceu no Dia da Árvore faz parte do trabalho desenvolvido em sala de aula, onde foi estudada a importância da responsabilidade com o meio ambiente.

Elaine conta que, durante a semana, as professoras buscaram ensinar a respeito do papel das árvores. “Não só cuidar e manter as árvores e os espaços naturais que já temos, mas buscar ampliar por meio de ações como esta”, comenta. Os estudos foram feitos de diversas formas, por meio de atividades lúdicas, como pinturas com tinta com a ajuda de folhas de árvores e leituras de livros, como o Esta Árvore Conta, escrito por Alisson Formento.

A pequena Hadija, de 6 anos, ao ser questionada sobre a atividade, conta que gostou muito e que “plantou um pé de goiaba”, conforme estudado em sala de aula. “As árvores são importantes porque dão sombra e frutos para a gente”, lembra a estudante.

Foto: Sintrapp - Pequena Hadija, de 6 anos, plantou um pé de goiaba

Ainda durante a manhã, os pequenos fizeram um piquenique à sombra dos coqueiros da área de lazer do sindicato. Para exemplificar ainda mais os benefícios que as árvores oferecem aos seres humanos, o diretor Gilmar do Nascimento, com a ajuda de um dos funcionários do Sintrapp, colheu cocos das árvores e serviu a água da fruta para as crianças. Mas, antes disso, explicou sobre o processo de amadurecimento da fruta e os cuidados com as árvores.

Enquanto isso, em outra área da propriedade, uma equipe composta de funcionários, diretores e membros do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras) se dividia entre abrir buracos na terra e plantar as 400 mudas que, ao crescerem, formarão o Bosque da Reforma Agrária Popular, fruto da parceria entre Sintrapp e MST, que idealiza e encabeça o Plano Nacional Plantar Árvores.

Foto: Sintrapp - Crianças participaram de plantio de árvores na manhã desta quinta-feira

Foto: Sintrapp - Alunos foram instruídos sobre benefícios que árvores oferecem aos seres humanos

Publicidade

Veja também