No exercício físico os músculos dispensam a insulina

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Você sabe que a insulina é um hormônio imprescindível para o controle metabólico, não é? Mas não durante o exercício físico! A insulina é secretada sempre durante e após as refeições para normalizar a concentração de glicose no sangue, pois sem seu efeito a glicemia fica muito alta (>200 mg/dL) e por tempo indefinido. Porém, durante o exercício físico a insulina não é secretada, mesmo com a ingestão de bebidas ou alimentos com carboidratos (CHO). Por que?

REGULADORA
A insulina é reguladora do metabolismo dos CHO, gorduras e proteínas. Sua secreção pelas células beta pancreáticas é estimulada pelo aumento da glicemia, que acontece nas refeições contendo CHO. Seu primeiro efeito é estimular a captação da glicose circulante pelos músculos e células adiposas. É importantíssimo para a glicemia não permanecer elevada, o que caracteriza o diabetes. Ela também estimula a captação das gorduras e dos aminoácidos originados das proteínas da refeição.

ANABOLISMO
Após a captação da glicose e gorduras, a insulina estimula o armazenamento de ambas, enquanto estimula a síntese de proteínas usando os aminoácidos. A glicose é armazenada como glicogênio nos músculos e fígado, enquanto a gordura é armazenada no tecido adiposo. Esse último processo não é um problema, pois as reservas são utilizadas (catabolismo) nos períodos sem alimenação, mesmo breves de 2 a 4 h. É o ciclo anabólico-catabólico ou de reserva-gasto.

CONTRA-REGULADORES
São hormônios antagonistas à insulina, igualmente importantes para o controle metabólico. São o glucagon e cortisol, secretados pelo pâncreas e glândulas adrenais, respectivamente, quando a glicemia começa a diminuir (<70 mg/dL). Têm efeito catabólico, mobilizando as reservas de glicose (glicogênio), gordura e quebrando proteínas musculares. As condições de secreção destes hormônios são o jejum (>4h) e exercício físico (intensidade moderada ou alta).

INSULINO-INDEPENDENTE
Durante o exercício físico a contração muscular tem efeito de aumentar a captação de glicose na membrana das fibras musculares, pois há maior demanda de energia, sem a necessidade da insulina. Por isso, no exercício físico a concentração deste hormônio é bem baixa e não há secreção adicional (pâncreas é inibido pela adrenalina), mesmo quando há consumo de qualquer CHO. Sabia disso?

SENSIBILIDADE À INSULINA
Os músculos permanecem independentes da insulina durante o exercício e até 1h na recuperação. Mas quer saber outra vantagem da prática regular do exercício? Músculos treinados são mais sensíveis à ação da insulina (respondem melhor) para a captação da glicose mesmo quando estão em repouso (~23h do dia). Isso significa que o controle metabólico é mais eficiente e diminui o risco de algumas doenças crônicas. Tem dúvida sobre o controle metabólico, exercício físico ou controle de peso? Envie para os contatos abaixo.

 

Músculos treinados são mais sensíveis à ação da insulina para a captação da glicose mesmo quando estão em repouso.

 

 

Publicidade

Veja também