No feriado de Tiradentes, passeio reúne amantes do ciclismo regional

Esportes - Rogério Lopes

Data 22/04/2015
Horário 08:20
 

Um evento que reuniu a família. Assim pode ser traduzido o 15º Passeio Ciclístico Dia de Tiradentes, entre Presidente Prudente e o Parque dos Pinheiros, em Álvares Machado. O evento, que foi realizado ontem, reuniu cerca de 200 ciclistas, de 5 até 67 anos, que, sozinhos ou em grupos, aproveitaram a manhã de sol para praticar atividade física, se divertir, além de homenagear o mártir da Inconfidência Mineira.

Para o organizador do evento, o professor Odair Carlos Biscola, é uma "grande satisfação", ver todos reunidos em mais uma edição do passeio. Ele diz a ação é uma maneira de criar canais de entretenimento para os moradores da localidade, já que os bairros não possuem muitas opções de lazer. "Queremos propor atividades sadias, que une as pessoas e que seja um momento de diversão para todos", explica.

Jornal O Imparcial Em homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira, atividade reuniu cerca de 200 participantes

O professor explica que, além do passeio de ontem, um outro é realizado, também há 15 anos, no dia 7 de Setembro – Independência do Brasil –, como forma de lembrar e comemorar datas importantes para o país. A largada se deu do Residencial Terceiro Milênio, depois disso, os participantes pedalaram por cerca de 3 mil metros, passando pelo centro do Parque Pinheiros, depois pela área central do Jardim Panorama e até chegar na Escola Municipal Governador Franco Montoro, onde terminou com a entrega de troféus.

 

Boa opção


Em comum, os participantes diziam que o evento é uma boa opção, que une uma atividade física e um momento de lazer. Participando do evento desde a primeira edição, a aposentada Ana Maria da Silva ressalta que o passeio é uma forma de juntar os amigos, fazer um esporte e se divertir. Ela esclarece que todos os anos conquista o troféu de ciclista mais velha do evento, desta forma, possui uma coleção em casa. "Vamos ver se este ano vem alguém de mais idade ou levo mais um troféu para casa", menciona.

A dona de casa Maria de Oliveira, 60, que, pela segunda vez marcava presença no evento, lembra que adora andar de bicicleta e, que, diariamente, pratica a modalidade. "Pedalo um pouquinho todo dia. Me faz bem e gosto muito", afirma. A oportunidade serviu para reunir famílias que, de um jeito ou de outro, acompanharam o percurso.

Comparecendo com a esposa e dois filhos – um de 13 anos e outro de sete meses –, o pintor de autos Anderson Domingos Tondati, 37, acredita que seja importante incentivar as crianças, desde pequenos, a fazer um esporte. Na ocasião, o pintor realizou o percurso ao lado do filho mais velho, enquanto a esposa e o caçula da família, seguiram de carro, atrás dos ciclistas.

"Um modo de incentivar as crianças", acrescenta Ricardo de Souza, 27, mecânico de bicicletas. Ele, que levou o filho de três anos para participar do encontro e mais 10 pequenos ciclistas, moradores do Jardim Eldorado, em Presidente Prudente, aproveitou o tempo que antecedeu a largada, para mostrar algumas manobras sobre a bike, sendo uma atração a mais para os presentes.

 

 

SAIBA MAIS

CICLISTAS PREMIADOS

Além de brindes sorteados ao final do Passeio Ciclístico, que teve apoio da Prefeitura de Álvares Machado e do Rotary Clube da cidade, foram distribuídos troféus para as seguintes categorias: o ciclista mais velho masculino e feminino, o mais novo, também feminino e masculino, o melhor ciclista fantasiado, a bicicleta mais antiga original, a bicicleta mais incrementada e a mais enfeitada, a melhor buzina ou alarme sonoro e a maior equipe uniformizada.
Publicidade

Veja também