No Ibirapuera, 9 da Semepp disputam seletiva estadual

Portanto, as dificuldades são grandes, mas as expectativas são muito boas.

Esportes - Jean Ramalho

Data 27/07/2014
Horário 10:46
 

Nem mesmo as baixas temperaturas dos últimos dias foram capazes de intimidar ou espantar a disposição de nove nadadores da Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho, de Presidente Prudente, que disputam amanhã a quarta etapa da seletiva estadual dos Jeesp (Jogos Escolares do Estado de São Paulo). Durante a manhã de ontem, o técnico Elvancir Pereira do Nascimento, Pepe, comandou o último treino dos atletas antes da competição, que será realizada nas categorias mirim e infantil, no complexo aquático do Ibirapuera, em São Paulo.

Jornal O Imparcial Atletas realizaram o último treino na manhã de ontem, na Apea

O evento, que reúne os selecionados de oito etapas regionais, incluindo uma realizada na piscina da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos), em Prudente, definirá a seleção que defenderá o Estado de São Paulo na etapa nacional dos JEJ (Jogos Escolares da Juventude). Os JEJ, por sua vez, serão divididos em duas etapas, conforme a faixa etária. Pela categoria mirim, composta por atletas com idade entre 12 a 14 anos, o torneio será realizado de 4 a 13 de setembro, em Londrina (PR). Já os atletas da infantil (15 a 17 anos) atuam entre 6 a 15 de novembro, em João Pessoa (PB).

Entre os nadadores da categoria mirim, a Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho será representada por João Vitor Calé, nos 50 metros livre, e João Pedro da Silva Souza, que cai na água nos 100 m costas. Já no grupo da infantil, a equipe prudentina terá sete atletas envolvidos. Especialista no nado costas, Júlia Araújo Carvalho é uma das principais apostas de Pepe. A atleta disputa as versões dos 50 e 100 m da prova. Ao lado dela, o treinador aponta ainda Antônio Ronis da Silva Nunes, que nada nos 50 e 100 m borboleta, como também Renata dos Santos Cangussu, que encara os 100 m peito e 100 m borboleta, bem como os 200 m medley.

"O nível técnico da seletiva será muito elevado. Porém, nossos atletas não encontraram nada diferente daquilo que eles costumam enfrentar nas etapas dos Campeonatos Paulista ou Brasileiro. Portanto, as dificuldades são grandes, mas as expectativas são muito boas. Temos a esperança muito grande na Júlia, na Renata e no Antônio Ronis, mas todos nossos atletas estão preparados para as disputas", analisa o treinador.

 

Grupo completo

Para completar o elenco da Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho no evento paulistano, Pepe levará ainda Evandro Pereira do Nascimento, que nadará nos 100 m peito e 100 m costas, além de Daniela Lumy Tsuno, nos 50 m borboleta; Larissa Codogno Meneguesso nos 800 m livre; e Carlos Rogério da Silva Ramos nos 50 m livre.

De acordo com Pepe, desde o término da 58ª edição dos Jogos Regionais da 7ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, realizada em Osvaldo Cruz, entre 18 e 28 de junho, quando a equipe conquistou o título entre os homens e ficou na segunda posição entre as mulheres, os atletas tiraram apenas uma semana de folga e já retomaram os trabalhos.

Sendo assim, segundo ele, a expectativa é repetir as boas atuações da competição osvaldocruzense, quando os prudentinos asseguraram 77 medalhas entre as modalidades convencional e PcD (pessoa com deficiência), sendo 40 de ouro, 27 de prata e 10 de bronze. Renata Cangussu confirma a expectativa de Pepe, mesmo dizendo que se sente "meio pesada, por causa da intensidade dos treinos". "Não me sinto muito polida ainda. Até porque estamos com uma intensidade muito forte nos treinamentos. Mas sei do meu potencial e pretendo voltar com a vaga de São Paulo", garante a nadadora.
Publicidade

Veja também