NO INVERNO Crianças são as mais atingidas pela chamada otite externa

Espaço infantil

COLUNA - Espaço infantil

Data 03/08/2017
Horário 12:54

Aquele choro incessante de criança no meio da ma­drugada costuma levar os pais ao desespero, pois não conseguem descobrir a cau­sa. Mas, se é nesta época do ano, são grandes as chances de ser uma otite, ou a famo­sa dor de ouvido.

“No inverno ocorre a otite média, que é uma in­fecção na caixa do ouvido. A maior incidência é em crianças. Cerca de 70% dos casos nesta época são em crianças”, diz Arnaldo Guilherme Braga Tami­so, otorrinolaringologista e especialista em cirurgia nasosinusal do Hospital São Paulo. “Nesta época do ano, 50% dos atendimentos que temos no pronto-socor­ro durante a madrugada são de crianças com dor de ou­vido”, frisa.

A otite média atinge uma parte atrás do tímpano, provocando uma infecção. Geralmente é causada por vírus ou bactérias, decor­rentes de gripes e resfria­dos.

“Como nesta época do ano temos o pico dos episó­dios de resfriados de causas virais, o número de otites acaba aumentando conse­quentemente, e afeta princi­palmente crianças em idade escolar”, diz Paulo Saraceni Neto, otorrinolaringologista do Hospital 9 de Julho.

Os médicos sempre indi­cam a procura por um espe­cialista em caso de dores de ouvido. Mas, dão uma dica para aliviar o incomodo na criança. “Se a criança está com dor, pode usar uma bolsa de água quente para aliviar essa dor”, diz Tami­so.

 

Jornal O Imparcial

 

Os pais não devem se assustar se sair uma secre­ção pelo ouvido da criança após o uso da bolsa de água quente. “Quando sai essa secreção do ouvido, é bom, pois alivia, a criança para de chorar”, afirma Tamiso.

Os médicos também aler­tam para o uso de cotonetes e fones de ouvido. “O uso de cotonetes e fones de ou­vido são fatores que podem levar a um quadro diferen­te de otite, a otite externa. Que é a infecção da pele do ouvido e região externa da orelha”, diz Saraceni.

Alerta

Mães costumam ama­mentar seus bebês enquan­to eles estão deitados. Po­rém os médicos fazem um alerta. “Quando a criança mama deitada, pode ocor­rer o refluxo de leite em direção dos órgãos respon­sáveis pela ventilação dos ouvidos, localizados atrás do nariz. Se o leite chegar a alcançar a região do tím­pano, pode causar uma otite média, ou até mesmo pre­dispor a otites recorrentes”, diz Saraceni.

 

Jornal O Imparcial

 

Agenda

ARTE EM CENA

“Cabaré Mundo Circus”

Data: domingo

Horário: 15h

Local: Bosque do Sesc Thermas

Entrada: gratuita

 

OFICINA

Circo”

Data: domingo

Horário: 16h

Local: Quiosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente

Inscrições: gratuitas, na Central de Atendimento

 

Livros

QUERIDO DIÁRIO OTÁRIO 1 - É MELHOR FINGIR QUE ISSO NUNCA ACONTECEU

No primeiro livro da série 'Querido Diário Otário', Jamie Kelly consegue, através de estratégias mirabolantes, ler a ficha disciplinar da sua maior inimiga, a linda e loira Angelina. Mas a ficha acaba sumindo! Quem será o culpado? Fedido, o beagle vingativo, ou o priminho Dudu?

Jornal O Imparcial

Ficha técnica

Autor: Jim Benton

Editora: Fundmaento

Páginas: 112

Preço: R$ 17,70

 

FELPO FILVA - SÉRIE DO AVESSO

A moedinha sabia que as moedas são redondas e que, por isso, têm de circular. Só que a moedinha não sabia que ia circular tanto, por tantas mãos, tantos lugares, passando por grandes aventuras. Este livro conta a história dessa moedinha.

Jornal O Imparcial

Ficha Técnica

Autores: Eva Furnare

Editora: Moderna

Páginas: 56

Preço: R$ 30,80

 

Jornal O Imparcial                                                   

 

Contato:

As produções e fotos das crianças podem ser enviadas à Rua Ernesto Rotta, nº 83, Jardim Novo Bongiovani, em Presidente Prudente, CEP. 19026-900, ou pelo e-mail caderno2@imparcial.com.br, com os dados completos.

Publicidade

Veja também