Enquanto o novo modelo do transporte coletivo de Presidente Prudente não é operacionalizado, moradores do Conjunto Sítio São Pedro seguem insatisfeitos com a atual oferta de ônibus no bairro. Segundo eles, o local é atendido por duas linhas, no entanto, ambas não são tão acessíveis aos usuários quanto gostariam que fossem. Isso porque aquela que faz o itinerário São Matheus x Rio 400 passou recentemente por uma mudança de rota, ao passo que a São Judas x Rio 400 transita com intervalos de duas horas.
Para a doméstica Cristina Zaina, 51 anos, o cronograma em andamento faz com que as pessoas esperem por muito tempo pelo próximo ônibus e, por isso, acredita que a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), em conjunto com as companhias, deveriam oferecer horários menos espaçados. Outro ponto que a incomoda é que, no caso da linha São Judas x Rio 400, os ônibus realizam um trajeto longo até determinados destinos, sendo assim, pondera que as empresas poderiam fornecer rotas menores e mais rápidas.
A dona de casa Clarice Gracioso de Oliveira, 52 anos, por sua vez, lamenta a mudança do trajeto do São Matheus x Rio 400, o que fez com que os veículos circulem por vias diferentes. Por essa razão, pede o retorno do antigo percurso, uma vez que as pessoas têm encontrado desafios na hora de se deslocar. É o caso do seu marido, que, descontente com a situação do transporte no bairro, passou a recorrer às linhas que atravessam o Jardim Eldorado. “Se uma pessoa depende de ônibus e vem fazer alguma visita por aqui, descarta a possibilidade de morar no bairro, pois o transporte é muito difícil”, comenta. O aposentado João José Ribeiro, 59 anos, também desaprova o novo itinerário do São Matheus x Rio 400, já que deixou de fazer certos caminhos. “Virou uma bagunça”, avalia.
Procurado, o gerente de operações das companhias de ônibus de Prudente – Pruden Express e TCPP –, José Ricardo Góis, afirma que, em virtude da mudança do contrato de concessão entre as empresas e a Prefeitura, os questionamentos passam a ser respondidos agora pela Semav. “Eu continuarei nas mesmas funções que ora exerço e estarei prestando informações à pasta”, informa. À reportagem, a secretaria esclarece que, apesar de haver duas linhas que adentram o bairro, há outras que circulam na Avenida Paulo Marcondes, a poucos metros da localidade. “Se os moradores acreditam na existência de demanda que justifique o deslocamento de mais linhas para o Sítio São Pedro, devem fazer um pedido pessoalmente na Semav para que a equipe da pasta faça uma análise no local”, pontua.
Estrutura do bairro
Ano de implantação: 1991
Área total: 89.694,39 m²
Área verde: 9.299 m²
Quadras: 14
Construções: 247
Terrenos baldios: 4
População estimada: 750 habitantes
Fonte: Secom
SERVIÇO
A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do [email protected], do telefone 2104-3732 ou do Whatsapp 99104-8537.