Noite de sono ideal depende do que a criança faz acordada

Espaço infantil

COLUNA - Espaço infantil

Data 22/03/2018
Horário 11:04

O que as crianças fazem ou deixam de fazer durante o dia pode influenciar, e muito, na qualidade e na quantidade de sono durante a noite. Por isso, especialistas defendem a realização de um ritual diário associado ao sono antes de ir dormir, o que inclui o ambiente, o horário, a roupa e até o que se come ou se bebe. Segundo a bióloga Claudia Moreno, vice-presidente da Associação Brasileira do Sono, é essencial que as pessoas, principalmente os pequenos, estabeleçam uma rotina antes de ir dormir. "Esse ritual varia de pessoa para pessoa, mas é essencial se preparar para dormir", diz.

Como cada um tem um ritmo e necessidades específicas, Claudia ressalta que não é possível estabelecer a mesma regra para todos. Porém, sugere algumas condições básicas de um ritual. Preparar o quarto, tomar banho, trocar a roupa, beber um leite morno e apagar, aos poucos, as luzes são algumas das dicas para dizer ao cérebro que já é hora de dormir.

 

Jornal O Imparcial

 

Comida e luz

Mas também é necessário evitar algumas atitudes, como atividade física e comidas pesadas, que atrapalham a qualidade do sono. O otorrinolaringologista Edilson Zancanella, coordenador do Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, ressalta que é à noite que o hormônio do sono (chamado de melatonina) começa a ser liberado pelo organismo, por isso a importância de ter um ambiente adequado para dormir bem. "A luz inibe a liberação da melatonina. Por isso que não é recomendável usar celular ou outros aparelhos antes de dormir. Essa luz engana o cérebro e adia o início do sono", afirmou Zancanella.

FOLHAPRESS

 

agenda

ARTE EM CENA

O Dia D’elas”

Data: domingo

Horário: 15h

Local: Bosque do Sesc Thermas

Entrada: gratuita

 

OFICINA

Lâmpadas Montessorianas”

Data: Domingo

Horário: 16h

Local: Bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente

Inscrições: gratuitas, na Central de Atendimento

 

livros

O COELHINHO QUE QUERIA DORMIR

Jornal O Imparcial

Foto: Divulgação

Assim como acontece com muitas crianças, o coelho Roger está cansado mas não consegue dormir. A mamãe coelho então resolve levar o pequeno até o Senhor Pestana, que sabe exatamente o que fazer para resolver o problema. Através de uma história simples, mas contada com as palavras e a entonação certa, o terapeuta sueco Carl-Johan Forssén Ehrlin’s ajuda os adultos a conduzirem as crianças a um estado de relaxamento que vai ajudá-las a adormecer com tranquilidade — tanto de noite quanto na soneca diurna, transformando a hora de dormir em um momento prazeroso para toda a família.

Ficha técnica

Autor: Carl-Johan Forssén Ehrlin

Editora: Companhia das Letrinhas

Preço: R$ 23,90

 

BEM LÁ NO ALTO

Jornal O Imparcial

Foto: Divulgação

Neste livro, um urso avista um bolo. Ele parece muito apetitoso. Mas, puxa, está bem lá no alto... Como o urso vai conseguir pegá-lo? Um livro para crianças bem pequenas em que se mostra o quanto é bom poder contar com a ajuda dos amigos — e de acontecimentos inesperados!

Ficha Técnica

Autora: Susanne Strasser

Editora: Companhia das Letrinhas

Páginas: 32

Preço: R$ 27,90

 

close criança

Jornal O Imparcial

A linda Julia vestida de daminha esbanjou elegância e alegria no casamento de familiares, em Goiás. Ela é de Santo Anastácio e é alegria da casa e o amor da vida da mamãe Daniela!!!

 

artista do dia

QUERER

Quero conhecer Marte

Pelo menos, uma parte

 

Quero conhecer tudo

Só um pouco do mundo

 

Quero ter conhecimento

Para isso, muito tento

 

Crianças querem tudo

Mas precisam ter o conhecimento do mundo

 

Para ter, é preciso estudar

E estudando, vou ganhar

 

A vida não é só querer

E na vida, você tem que aceitar perder

 

Mas sempre, antes de querer

Você precisa conceder

 

Não existem fadas

Mas tem crianças muito animadas

 

Primeiro compreenda

E depois aprenda.

João Carlos Carrilho Trevisan

 

Publicidade

Veja também