Nos dias 20 e 21, Martinópolis realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura

Evento tem o objetivo de discutir propostas locais, que serão encaminhadas aos governos estadual e federal

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 17/10/2023
Horário 07:13
Foto: Cedida
1ª Conferência Municipal de Cultura de Martinópolis será nos dias 20 e 21 de outubro, no Teatro Municipal João Silva
1ª Conferência Municipal de Cultura de Martinópolis será nos dias 20 e 21 de outubro, no Teatro Municipal João Silva

O município de Martinópolis realiza nos próximos dias 20 e 21 de outubro a 1ª Conferência Municipal de Cultura, no Teatro Municipal João Silva. O evento, inédito no município, terá presença de artistas, fazedores de cultura e população em geral, e tem a finalidade de construir juntos as propostas locais que serão encaminhas aos governos estadual e federal. 

De acordo com Sérgio Alan, que faz parte da comissão organizadora, a conferência municipal é uma das etapas da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que deve ocorrer em março de 2024 em Brasília (DF). Antes ocorre em dezembro a conferência estadual em São Paulo. 

Segundo Sérgio, na sexta-feira, durante a abertura do evento, será apresentado e discutido o regimento interno. Já no sábado, seis eixos pré-definidos pelo Ministério da Cultura serão apresentados e debatidos para elaboração das propostas. Para isso, foram convidados palestrantes da região que indicarão aos grupos de trabalho um caminho a seguir nas suas discussões.

O evento começa às 19h no dia 20. E no dia 21 os trabalhos vão das 8h às 16h.

OS TEMAS DOS EIXOS SÃO:

Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura, que terá palestrante o músico e produtor, Sérgio Alan;
Eixo 2 – Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social, com a escritora e produtora Talita Galindo;
Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória; Fernando Mello, engenheiro e advogado será o palestrante;
Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; O tema será ministrado pela diretora da Casa Afro de Adamantina, Meire Cunha;
Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade, com a cineasta e produtora Iara Oliveira, de Prudente;
Eixo 6 – Direito às Artes e Linguagem Digitais, também sob a orientação da cineasta e produtora Iara Oliveira.

Organização

A comissão organizadora da conferência é composta por Flávio Henrique Mello, produtor de eventos; Luciana Sant'ana, diretora de Cultura do município; Sergio Alan, instrutor de bateria; e Simone Leite, auxiliar da banda municipal. 

A 1ª Conferência Municipal de Cultura de Martinópolis é uma realização da Prefeitura de Martinópolis, por meio do Departamento Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, presidido por Geovana Muniz, rainha da bateria da Escola de Samba Unidos de Vila Alegrete e estudante de Direito.

O evento começa às 19h no dia 20. E no dia 21 os trabalhos vão das 8h às 16h.

Publicidade

Veja também