Nossa Senhora dos Navegantes: Epitácio realiza festa no dia 15

Evento religioso está confirmado para domingo; após a acolhida da imagem, será celebrada missa para 500 pessoas (todas devem ter senhas) no Pavilhão de Eventos

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 11/08/2021
Horário 08:56
Foto: Reprodução / Site Prefeitura Presidente Epitácio
Procissão fluvial pelo Rio Paraná será realizada normalmente seguindo os protocolos sanitários
Procissão fluvial pelo Rio Paraná será realizada normalmente seguindo os protocolos sanitários

Um dos principais eventos do calendário religioso de Presidente Epitácio, que normalmente, antes desta pandemia, sempre reunia milhares de pessoas, é a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que ocorre anualmente em 15 de agosto. A acolhida da imagem vinda da Nova Porto XV (MS) por travessia pelo Rio Paraná até o Píer Turístico será às 9h.
Que bom que respeitando-se os protocolos sanitários e com a imunização caminhando, as coisas parecem estar voltando devagar a certa “normalidade”.  Ou pelo menos, dando certa tranquilidade e, possibilitando, com todos os cuidados, realizar algumas atividades, como esta tradicional festa religiosa que envolve inúmeros fiéis.
De acordo com o coordenador de eventos turísticos do município, Marcelo Jacomini Barbosa, 39 anos, diferente do ano passado, que o evento foi para apenas 50 pessoas com a procissão fluvial pelo Rio Paraná transmitida online, desta vez será realizada normalmente seguindo os protocolos sanitários.
“Depois da acolhida, será celebrada uma missa para 500 pessoas [todas devem ter senhas]. No ano passado, também teve a missa, mas para apenas 50 pessoas, por conta do momento crítico da pandemia que estava na ocasião. Agora, seguindo todas as exigências e normas de enfrentamento à Covid-19, mais fiéis poderão celebrar nossa festa”, diz o coordenador Marcelo.

Oração de Nossa Senhora dos Navegantes
Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Mãe de Deus criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens. Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas, não perturbem a minha embarcação e que monstro nenhum, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso à minha viagem, nem me desviem da rota traçada. Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero. Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer. Com a vossa proteção e a bênção de vosso Filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós. Amém.

Programação
9h – Acolhida da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes vinda pelo Rio Paraná da Nova Porto XV (MS) chegando ao Píer Turístico de Presidente Epitácio
9h15 – Carreata com a imagem da santa até o Pavilhão de Eventos, na Orla Fluvial
10h – Santa missa e, logo após, haverá carreata pelas comunidades paroquiais com término no Píer Turístico de Presidente Epitácio



 

Publicidade

Veja também