Nossa Senhora Mãe da Igreja festeja 39 anos neste domingo

Paróquia comemora e anuncia a celebração das Bodas de Esmeralda, témino da reforma da igreja será primeira ação festiva na missa das 19h

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 19/03/2017
Horário 12:08
 

Neste domingo, a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente celebra 39 anos de sua criação. Na data, serão anunciadas as comemorações para as Bodas de Esmeralda, 40 anos que completará em 2018. A primeira ação de comemoração será a inauguração da reforma da igreja na missa das 19h deste domingo.

A paróquia foi erigida e canonicamente instituída pelo Decreto 5/78, protocolo 6111, de 19 de março de 1978, desmembrada das paróquias de São José e da Catedral de São Sebastião, tendo sido nomeado seu primeiro vigário, pela Portaria 31, de março de 1978, padre Expedito Cavalcante, empossado no dia 19, um Domingo de Ramos.

Jornal O Imparcial És pura, livre, forte cheia de graça e beleza és Senhora Rainha, bendita seja Mãe da Igreja!

O atendimento na Paróquia, com seu templo praticamente concluído, eis que fazia parte das construções do já existente Seminário Diocesano, era feito pelos padres Expedito e João Goetz, então reitor do Seminário, com o auxílio de alguns seminaristas, que, aos sábados já reuniam, para reflexão, um pequeno grupo de jovens. Um "pequeno" grupo de cursilhistas provindos de outra paróquia da cidade trabalhara nas obras de acabamento da nova matriz. Este mesmo grupo começou também um trabalho de catequese com as crianças do bairro, sendo as senhoras Lúcia Longhi, professora, e Zélia Minzoni, mãe de família, as responsáveis encarregadas da organização da catequese.

Em 1994 o vigário padre Expedito foi convidado para assumir a paróquia da Catedral de São Sebastião, porém continuou na direção do seminário. O padre Umberto Laércio de Souza Bastos assume, como administrador paroquial. Já em 1996 padre Expedito reassume a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, como administrador paroquial. Também nesta oportunidade foi nomeado, para servir como ecônomo no Seminário e como auxiliar nos serviços paroquiais, fazendo às vezes de vigário paroquial, o diácono José Altino Brambilla. Em 1997 chega o padre Hélio Mafra, como vigário, ecônomo do seminário. Já no ano seguinte, chega o Padre Alex João de Santana, recém-ordenado, como ecônomo do seminário e vigário paroquial. Porém em 2002, o novo pároco é o padre José Altino Brambilla. Já de 2004 a 2008 o monsenhor José Antônio de Lima assume a Paróquia.

Em fevereiro de 2008 ocorreu a posse de dos novos padres, Paulo Valeriano e Edcarlos Amorim, tendo o monsenhor José Antônio assumido a Paróquia da Catedral de São Sebastião, na Quarta-feira de Cinzas, tendo celebrado sua última missa na Paróquia Mãe da Igreja, às 10h do dia 3 do mês corrente.
Padre José Altino Brambilla novamente é chamado para os trabalhos pastorais na paróquia, assumindo suas funções em 14 de março de 2010 onde ficou até dezembro de 2014. O comando hoje fica por conta do padre Éverton Aparecido da Silva. Com o tempo, as pastorais foram criadas e encontros realizados. Hoje são 26 pastorais, além de movimentos e grupos. Também quatro capelas estão ligadas à paróquia, são elas: Capela do Hospital Regional Domingos Leonardo Cerávollo e Capela do Hospital Iamada, Capela São Cristóvão e a Capela do Seminário.

 

Reforma


Dentre os serviços realizados na reforma da paróquia o sistema elétrico foi todo trocado, a iluminação refeita e a construção passou por uma nova pintura. A finalidade dos serviços de melhorias foi adequar os sistemas de iluminação e energia por segurança. E a pintura para remodelar o espaço e deixar mais confortável e aconchegante para os frequentadores. Acolher bem também é evangelizar.

Para custear a reforma, foi feita uma promoção com a venda de cupons, por dez meses, de "metros quadrados". O sorteio aconteceu no dia 12, na missa das 19h, com o prêmio de R$ 1,5 mil qual o vencedor foi Odécio Pelizari que doou a quantia para a reforma.

A Paróquia já passou por outra reforma que ocorreu em 1997. Na ocasião foi asfaltada a frente da igreja e do Salão Paroquial, além da troca do telhado e do piso da paróquia. Outra alteração foi a acústica do local, realizada anos depois.

De acordo com padre Éverton a reforma foi necessária para segurança dos paroquianos, já que instalação elétrica e a iluminação necessitavam de reparos. "Já estávamos com dificuldades elétricas. Convidamos a população de Prudente e região para comparecerem à missa de inauguração da reforma neste domingo. Temos como missão zelar pela casa do Senhor. Além de que gostamos de estar em um lugar qual podemos nos encontrar com Deus de forma acolhedora, tanto na dimensão material como na humana. Todos também estão convidados a conhecer as pastorais e fazer parte das mesmas", pontua o sacerdote.

 

Serviço

A Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja fica na Rua Padre João Goetz, 514 - Jardim Esplanada, em Presidente Prudente. Os telefones de contato são: (18) 3908-1628 ou (18) 3908-1017. O Whatsapp: (18) 98106-6600 e o email: secretaria@paroquiamaedaigreja.com.br. Acesse também o site www.paroquiamaedaigreja.com.br e as redes sociais: fb/ pnsmaedaigreja e @paroquiamaedaigreja.

 

Atividades Quaresmais

 

Confissões de Páscoa

Dia 29 de março, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja.

 

Missa dos Enfermos,

Dia 5 de abril, às 15h Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja.

 

Missa e Caminhada

Durante a Quaresma, toda sexta-feira, missa e Caminhada Penitencial às 6h30. Saída da Rádio Onda Viva e chegada na capela do Seminário.

 

Domingo de Ramos

Dia 9 de abril, missa e Procissão às 8h, 10h e 19h

 

Missa de Lava pés

Dia 13 de abril, às 19h

 

Sexta-feira da Paixão

Adoração da Cruz, às 15h

Procissão com o Senhor Morto, às 18h na Matriz

Teatro "Paixão de Cristo", após a procissão

 

Sábado de Aleluia

Missa da Vigília Pascal e Sábado de Aleluia, Matriz às 19h30

 

Ressureição do Senhor

Missa de Páscoa, às 8h, 10h e 19h

 

Horários

 

Missas

Segunda à Sábado: 19h30Aos Domingos: 8h, 10 e 19hTerça-feira: 20h (Comunidades)Quarta-feira: 19h30 (Benção dos objetos)

 

Secretaria Paroquial

Segunda à sexta 8h às 20h

Sábado: 8h ás 12h

 

Atendimento dos padres

Segunda à sexta: 19h às 19h30

Quinta-feira: 13h30 às 16h

Outros horários é preciso fazer agendamento

 

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA MÃE DA IGREJA

Senhora Mãe da Igreja,
Mãe de Jesus, Mãe nossa,
que ensinastes ao menino Deus a beleza do amor humano,
e aprendestes com Ele a grandeza do amor divino, intercedei por nós!
Caminhando com Jesus no mistério de sua vida,
aprendestes com Ele a ouvir, a acolher
e a colocar em prática a Palavra do Senhor.
Assim, vos fizestes discípula de teu Filho,
e Ele vos fez Mãe da comunidade, Mãe da Igreja!
Santa Maria, Mãe de Deus,
olhai vossos filhos nas horas de luz e de cruz.
Levai-nos ao Coração de Jesus,
para aprendermos com Ele,
a sermos discípulos missionários.
Senhora Mãe da Igreja, caminhai conosco!
Levai-nos a agir em favor dos irmãos.
Olhai por nós!
Intercedei por nós!

 

HINO A NOSSA SENHORA MÃE DA IGREJA

Letra e música: Rildo, Roberto Ligero e João Wesley

 

Dentre todas tu és a escolhida por Deus

Pra gerar e cuidar, ser a Mãe do Filho seu

És cheia de graça, plena de toda luz Salve, nossa rainha!

Salve a Mãe de Jesus!

 

Do seu sim ao chamado trouxe ao mundo esperança

Novo alento aos pobres, uma nova aliança

Alegria no céu resplandeceu na terra a bondade

Quando a Serva disse ao anjo seja feita tua vontade

 

És pura, livre, forte cheia de graça e beleza

és Senhora Rainha

bendita seja Mãe da Igreja!

 

No início a caminhada era dúvida e incerteza

No seio daqueles que um dia seria a Santa Igreja

Pela força do Santo Espírito que no coração ardia

A Fé então se reanima no Cenáculo com Maria

Com singela ternura reúne os filhos seus

E mostra a cada um a confiar nos planos de Deus

Permanecer no amor e na cumplicidade Maria caminha conosco e ensina a fidelidade

 

REFRÃO

 

Óh Mãe querida te pedimos estende seu manto sobre a Igreja

Protege-nos aos teus pés, hoje e sempre, que assim seja

Óh Senhora, Virgem Imaculada, Santa e Bendita que é assunta ao céu

Glorificada a Tua jornada, alegres os anjos

Te levam a Deus Nesse dia tão lindo queremos te coroar.

Pois é nossa Rainha e nenhuma outra haverá

Em nossos corações Tua luz sempre permaneça Obrigado

Óh Deus, por Maria ser a Mãe da Igreja.

 
Publicidade

Veja também