Nova armadilha contra mosquito da dengue será lançada nesta 6ª

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 21/10/2016
Horário 14:56

 


A inventora Eurides de Azevedo, de Cajamar (SP), irá lançar a nova armadilha para o Aedes aegypti, chamada mosquitérica zican, no Enetec (Encontro Nacional de Educação Tecnológica), que será realizado hoje, no Teatro Universitário César Cava, no campus 1 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), "zican por conta do vírus zika", comenta  Celso Tatizana, idealizador do evento.

De acordo com Tatizana, a armadilha promete ser mais eficiente que as comuns produzidas com garrafas pet, e a partir da data, será disponível no mercado para a população. O projeto teve a orientação de Maulori Curié Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que também irá compor as palestras da programação do encontro. "Ele irá trazer 100 armadilhas para doar", relata.

Jornal O Imparcial Tatizana: "Esta armadilha promete ser mais eficiente"

O evento contará ainda com o coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, coordenador de Defesa Civil do Estado de São Paulo, que irá ministrar palestra de abertura da mesa-redonda e a vacina da dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, que tem se mostrado mais eficiente que a vacina francesa, e ainda comentará sobre as principais ações de combate ao vetor no Estado.

Como já informado em O Imparcial, a expectativa é reunir cerca de 500 pessoas na plateia. A mesa-redonda contará também com grandes cientistas da área, como o professor Maulori Cabral, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), inventor da mosquitérica; Margareth Capurro, bióloga da USP (Universidade de São Paulo), que falará sobre mosquitos transgênicos e bactéria; Rodrigo Perez, da USP, que irá tratar sobre larvicida BTI (Bacillus thuringiensis israelensis); João Zequi, da UEL (Universidade Estadual de Londrina), que irá explanar sobre armadilha ovitrampa; entre outros.

 
Publicidade

Veja também