Nova variante da dengue preocupa  Secretaria de Saúde de Anastácio

Trabalho preventivo é intensificado com nebulização e aspersão de larvicida biológico

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 06/01/2024
Horário 07:10
Foto: Cedida
Trabalho preventivo contra o mosquito Aedes aegypti é intensificado em Santo Anastácio com nebulização nos bueiros e fundos de vale
Trabalho preventivo contra o mosquito Aedes aegypti é intensificado em Santo Anastácio com nebulização nos bueiros e fundos de vale

A Prefeitura de Santo Anastácio, através da Secretaria Municipal da Saúde e Setor de Endemias, vem intensificando as ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de algumas doenças, como dengue, zika e chikungunya.

Nesta semana, um novo ciclo de aspersão de larvicida biológico foi iniciado em toda cidade, além de nebulização que também começou a ser realizada nos bueiros e fundos de vale do município.

Segundo a secretária da Saúde de Santo Anastácio, Selma Zambelli, uma nova variante da doença foi identificada no final de 2023, quando foram registrados quatro casos de dengue sorotipo 3, na cidade de Votuporanga (SP), o que serve de alerta. “O sorotipo 3 da dengue não era registrado no Estado de São Paulo há 15 anos. Sendo assim, nessa população que há todo esse tempo não teve contato com a doença neste aspecto, existe o risco de infecção”, explicou a secretária.

Selma Zambelli lembra que a dengue em todos os tipos pode ser leve e assintomática, mas também grave e potencialmente fatal. “A circulação de mais um sorotipo aumenta o grau de vigilância e ações preventivas, principalmente no início do ano, onde existe o aumento de períodos de chuvas e altas temperaturas. Por isso pedimos mais uma vez a colaboração da população no quesito de fiscalização de suas casas, quintais e terrenos, juntos podemos reduzir os riscos de novas infecções e proliferação do mosquito, consequentemente da doença”, ressaltou.

Foto: Cedida

Prefeitura de Anastácio está em alerta com casos do sorotipo 3 da dengue identificados em Votuporanga

Publicidade

Veja também