Novena a Santo Expedito: como fazer?

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 06/04/2021
Horário 03:39
Foto: Aparecido Trindade/Cedida 
Canteiros centrais da avenida podados
Canteiros centrais da avenida podados

Por um pedido de leitor, seguem as orientações. Para fazer a novena de Santo Expedito é necessário orar durante nove dias seguidos, sozinho ou em grupo. Deve-se rezar um credo, depois a oração a Santo Expedito, sem esquecer de pedir a bênção desejada. Em seguida, um Pai Nosso e acender uma vela. Para finalizar diga: "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre pelos séculos. Amém”. Durante os nove dias peça perdão a Deus por seus pecados e mantenha bons pensamentos. Depois resta apenas ter fé e esperar pela graça.

Preparativos

Oficialmente não existe um trabalho para se organizar este ano uma festa para Santo Expedito. As autoridades locais entendem que, mesmo diante da pandemia e a situação da saúde pública em todo o planeta, as tradicionais festas ao santo devem ficar por conta de cada fiel, que podem transformar esse ato numa reunião com seus familiares e pedindo em orações, para que o mundo se livre desse grande mal. É apenas uma sugestão, pois caso todos façam isso nas igrejas domésticas espalhadas pela região e pelo Estado, já representa uma festa de grande valor.

Presencial

Mesmo assim, alguns fiéis já demonstraram interesse em fazer uma visita à cidade de Santo Expedito, para mostrar que estiveram presentes na igreja ou mesmo no santuário. Esses procedimentos não podem ser proibidos por quem quer que seja, pois tem que se levar em conta as garantias constitucionais de locomoção dentro do país.

Cuidado

Segundo informações, todos esperam que haja muito cuidado e que os protocolos das autoridades da saúde sejam observados. Não serão permitidas aglomerações, e o uso de máscara será uma exigência que estará sob controle dos responsáveis pelo combate à Covid-19 no município.

Confiança

O padre Umberto confia em todos os fiéis que, por ventura, tenham o desejo de estar em Santo Expedito, mesmo não havendo uma grande festa. São todos responsáveis e, acima de tudo, confiantes no santo protetor. Que nada seja feito por abuso e devem estar sempre atentos aos cuidados de sua saúde e se precavendo, pois, assim, estarão automaticamente protegendo o seu próximo. Segundo ele, é tudo questão de responsabilidade.

Arborização

A administração municipal de Santo Expedito tem se preocupado muito com o aspecto da cidade, que está sendo visitada por fiéis de várias partes da região. Desde o início do mês, percebe-se presenças de pessoas que passam pela igreja, fazem suas orações, mas sempre visitam as obras do santuário. Mas, para que a cidade tenha uma boa aparência que agrade aos visitantes, a administração não se descuida das árvores que se encontram plantadas na Avenida Barão do Rio Branco, pelo menos no canteiro central. A poda já aconteceu recentemente e está sendo elogiada por visitantes, pois existe um cuidado muito grande e, na realidade, foi um trabalho de muito capricho. Assim, todas as pessoas que vierem visitar a cidade vão levar uma boa impressão do seu aspecto urbana no tocante a sua arborização. O intento do prefeito é dar continuidade a esse projeto, a fim de que Santo Expedito seja bem vista por todos.

Fotos

Na semana, um casal passou por Santo Expedito com um veículo com placas de Araçatuba e se encantou com a cidade. Foram feitas fotos da igreja, do santuário e também do belo trabalho de poda executada nas árvores do centro da cidade.

Rifa

Uma campanha em andamento e que tem recebido atenção dos fiéis é uma rifa de um veículo Fiat/Strada Adventure 2013 usado, mas bem conservado. Além desse, como 2° prêmio uma TV 32”, 3° prêmio uma bike, 4° prêmio uma bike e 5° prêmio um micro-ondas. Interessados em colaborar devem entrar em contato com a secretaria paroquial pelo telefone (018) 98152-0045 e falar com José Carlos. Cada número tem o valor de R$ 10 e o sorteio será no dia 2 de maio às 18 horas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do santuário.

Fé em Santo Expedito

Eu peço por minha fé
Pois nela sempre acredito
Meus pedidos são a Deus
Por meio de Santo Expedito.
                                      (José Costa)

Publicidade

Veja também