Novo comando no PL

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 16/05/2023
Horário 04:29

Está no SGPI (Sistema de Gerenciamento de Informações Provisórias), da Secretaria da Informação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a nova composição do comando do PL em Presidente Prudente, com a presidência do vice-prefeito Izaque Silva.

PONTO DE PARTIDA
A vigência da comissão provisória é de menos de 10 meses. A validação ocorreu no dia 12 deste mês, com a data de início no dia 9 e data final em 12 de fevereiro de 2024. Prazo no qual, possivelmente, será constituído o Diretório Municipal do PL.

PROVISÓRIA E DIRETÓRIO
Em síntese, os diretórios são eleitos em convenção e têm prazo maior de vigência. A comissão provisória é formada por reduzido número de participantes, designados pela executiva do partido em instância superior.

DE CIMA PARA BAIXO
Portanto, trata-se de decisão procedente de São Paulo, cuja executiva é presidida por José Tadeu Candelária, natural de Mogi das Cruzes e que foi secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, na gestão do prefeito Fernando Haddad (PT). 

SURGE COM PESO
A comissão provisória atual nasce com o peso de ter o vice-prefeito e que foi vereador de sete mandatos consecutivos e suplente que assumiu o cargo de deputado federal. Tem ainda um ex-secretário e outro atual secretário municipal.

EX-SECRETÁRIO
O ex-secretário da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), Adauto Lúcio Cardoso, é o primeiro vice-presidente. Comandou a Semob na gestão do ex-prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB).

ASSIS E PRUDENTE
Adauto esteve à frente do PL em Presidente Prudente por 8 anos; desde 2015, onde chegou em 2010, procedente de Assis. Por coincidência, por 8 anos presidiu a executiva do PL em Assis. 

ATUAL SECRETÁRIO
O secretário da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), Adolfo Padilha, é vogal da atual comissão. Integra o time do prefeito Ed Thomas (sem partido). Padilha foi secretário de Esporte e de Desenvolvimento Econômico do ex-prefeito Agripino Lima (1931-2018).

DEMAIS MEMBROS
Os demais membros ocupam a comissão provisória são: Silvio Ferreira da Silva, secretário; Edson Henrique dos Reis, tesoureiro; e Claudia Prandini, da Associação dos Produtores Rurais de Batata-doce de Presidente Prudente e Região.

RECENTE NO PL
As sete eleições de vereador do Izaque foram pelo PSDB, a de vice-prefeito pelo Patriota em 2020 e em 2022 ingressou no PL, pelo qual disputou o cargo de deputado estadual e obteve mais de 34,6 mil votos. Não se elegeu. 

ANTES DO PRAZO
Em maio de 2022, o PL em Prudente teve a nomeação de comissão provisória com mandato que iria até 10 de fevereiro de 2024, com a presidência do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Maurício Nabhan Garcia.

OLHO NAS ELEIÇÕES
A nova comissão provisória trabalha o fortalecimento do partido para eleger vereadores e, possivelmente, prefeito ou vice. O PL estadual e nacional realiza amplo trabalho com Michele Bolsonaro para fortalecer o PL Mulher em cidades como Prudente.

Publicidade

Veja também