Novo encontro sobre desenvolvimento sustentável do Pontal discute dimensão social

Evento do projeto "Diálogos do Pontal" ocorre nesta quarta e coloca em pauta combate à pobreza e à fome, promoção da saúde, igualdade de gênero, energia limpa e paz e justiça

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 13/05/2024
Horário 17:40
Foto: Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social
Combate à fome é um dos prismas que nortearão terceiro diálogo
Combate à fome é um dos prismas que nortearão terceiro diálogo

O Instituto Envolverde, em parceria com a Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e com apoio do gabinete do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), realizará nesta quarta-feira o terceiro evento do projeto "Diálogos do Pontal - Agenda para o Desenvolvimento Sustentável". Os dois primeiros encontros da série reuniram especialistas, políticos e ativistas da região para pensarem, juntos, soluções que levem o Pontal do Paranapanema para um caminho de desenvolvimento sustentável e prosperidade.

Neste terceiro diálogo, que acontecerá virtualmente, o debate será realizado sob o prisma dos seguintes ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável): ODS 1 – Combate à Pobreza; ODS 2 – Combate à Fome; ODS 3 – Promoção da Saúde; ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 5 – Igualdade de Gênero; ODS 7 – Energia Limpa; ODS 11 – Cidades Sustentáveis; e ODS 16 – Paz e Justiça.

A transmissão ocorrerá das 19h às 21h pelos canais www.youtube.com/Envolverdeoficialfacebook.com/envolverde e linkedin.com/company/envolverde.

A discussão abordará indicadores de desigualdade, geração de emprego e renda e estímulos ao empreendedorismo e à inovação. Estão confirmadas as participações de Raul Borges Guimarães, pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura da Unesp (Universidade Estadual Paulista); Cristiane Madeira e Rosangela Zamineli, psicólogas da Motiva Psicologia Aplicada; Breno Luis Erbella Casari, secretário de Saúde de Presidente Prudente; Jefferson Alexandre, supervisor do Grupo de Trabalho de Agronegócio do Itesp; e Mateus Godoy, diretor do Saúde no Campo do Itesp. A mediação do diálogo será do presidente do Instituto Envolverde, Dal Marcondes.

Desenvolvimento regional

A iniciativa "Diálogos do Pontal - Agenda para o Desenvolvimento Sustentável" inclui a organização de cinco eventos para debater o desenvolvimento da região do Pontal do Paranapanema na perspectiva dos 17 ODSs da ONU (Organização das Nações Unidas). O conteúdo dos debates se somará ao resultado de um amplo estudo realizado pelo Instituto Envolverde em uma publicação que será lançada no segundo semestre de 2024.

Os "Diálogos do Pontal" têm o objetivo de produzir conhecimento e estabelecer um intercâmbio entre gestores públicos e especialistas nos diversos campos das políticas públicas de desenvolvimento sustentável, regularização fundiária, redução das desigualdades e fortalecimento institucional, visando a identificação, diagnóstico e sugestões para o aprimoramento das soluções de desenvolvimento para a região do Pontal do Paranapanema.

“Os eventos da série 'Diálogos do Pontal' têm descortinado caminhos muito positivos e viáveis para que a região avance rumo às metas dos ODSs em vieses relevantes para o desenvolvimento da região, como as questões agrícolas, o uso da água e outros”, comenta Dal Marcondes, presidente do Instituto Envolverde.

"Discutir o cumprimento das metas relacionadas à dimensão social dos ODSs é fundamental no Pontal do Paranapanema. Questões como educação e saúde, por exemplo, representam fatores críticos para se obter o efetivo desenvolvimento da região", afirma Reinaldo Canto, diretor da Envolverde e um dos organizadores dos "Diálogos do Pontal".

Publicidade

Veja também