Novos respiradores

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 31/03/2021
Horário 03:33

A Santa Casa de Martinópolis foi contemplada com seis novos respiradores, adquiridos pela Prefeitura, resolvendo assim uma situação que estava se agravando cada vez mais, com o aumento da Covid-19 no município. Os aparelhos foram comprados na cidade de Itajubá, Minas Gerais, de onde foram transportados para Martinópolis, sob forte escolta de segurança, para evitar a possibilidade de assalto durante a viagem. O prefeito e a diretora de saúde da cidade foram pessoalmente buscar os respiradores, que assim que chegaram já foram entregues à Santa Casa de Misericórdia.

Mudança de endereços

Na última semana foram promovidas pela administração municipal de Indiana algumas mudanças consideradas necessárias pelo prefeito Canarinho Júnior, alterando endereços de departamentos ligados à municipalidade. Assim, a Diretoria de Assistência Social passa a atender na Rua Capitão Withaker, 407. A Junta do Serviço Militar foi transferida para uma das salas do terminal rodoviário e a Vigilância Sanitária Epidemiológica funcionará no prédio da antiga Estação da Estrada de Ferro Sorocabana, na Rua João Freire, Jardim Primavera. Segundo o alcaide indianense, essas mudanças beneficiarão, com certeza, a toda população.

Junta do serviço militar

A Junta do Serviço Militar, que tem como secretário Eugênio Pinheiro Carvalho, também sofreu alteração de endereço, devendo, a partir de agora, atender em uma das salas do terminal rodoviário de Indiana. A Junta, que desempenha suas funções sob a chancela do Exército Brasileiro, já mantinha suas atividades no prédio da municipalidade há mais de 50 anos, bem antes da Prefeitura se mudar para as atuais instalações. Antes, o atendimento ocorria no antigo prédio localizado na esquina das ruas Capitão Withaker com Francisco Gimenes.

Há 38 anos

Eugênio Pinheiro é secretário da Junta do Serviço Militar em Indiana há 38 anos, sem interrupção. Foi indicado para a função em fevereiro de 1983, inicialmente para um estágio de 15 dias na então Delegacia do Serviço Militar em Presidente Prudente, sendo posteriormente nomeado secretário através de concurso, estando até hoje respondendo pela 20ª Junta do Serviço Militar de Indiana, uma das mais antigas da região. Em 1º de março de 2021, Eugênio Pinheiro completou 38 anos de serviços prestados ao município de Indiana, através da Junta do Serviço Militar. 

Vacinação em Martinópolis

A última atualização que recebemos da Secretaria de Saúde de Martinópolis sobre a vacinação contra Covid-19, nos dá conta dos seguintes números: foram vacinadas 2.935 pessoas, sendo 689 profissionais de saúde e 2.246 idosos em geral. Do total de vacinados, 647 já receberam as duas dores da imunização. O trabalho de imunização continua de acordo com o recebimento dos novos lotes de vacinas, sendo feita a devida divulgação à população do município.

Aumento dos casos

Ao mesmo tempo em que o trabalho de vacinação é realizado, percebe-se também que o número de contaminados vem crescendo a cada dia que passa. Martinópolis já contabiliza, infelizmente, 1.166 casos de pessoas infectadas pelo coronavírus. Foram recuperados 1.035 pacientes, 83 estão em recuperação e 82 aguardando resultados. Foram registrados no município 48 óbitos, vítimas da doença. Esses dados nos chegaram até o fechamento da coluna, podendo, portanto, haver alterações. 

Indiana registra aumento

São 540 casos de Covid-19 registrados pela Secretaria de Saúde de Indiana. A cada dia que passa, aumenta o número de infectados pela doença, mesmo com todas as orientações transmitidas pelas autoridades sanitárias. O boletim atualizado demonstra que não basta só utilizar a máscara e pronto. Temos que tomar todos os cuidados possíveis, como evitar aglomerações, lavar as mãos várias vezes, usar o álcool em gel, ficar em casa, etc. Duas pessoas de Indiana estão hospitalizadas e nove aguardam resultados, sendo que houve seis óbitos, infelizmente. O ponto positivo é que dos 540 contaminados, 532 estão curados. Aparecendo qualquer sintoma, a pessoa deve procurar a equipe epidemiológica da cidade.

Adiamento das aulas

O Departamento Municipal de Educação de Indiana, em decisão conjunta com a Secretaria de Saúde, decidiu pelo adiamento das aulas, que deveriam ter início na segunda-feira, dia 29 de março. Seriam aulas presenciais, na rede pública municipal, entretanto, foram adiadas e só deverão ser iniciadas em 3 de maio, como prevenção contra a Covid-19.

Cães abandonados

Cresce assustadoramente o número de animais abandonados pelas ruas de Indiana, incluindo cães e gatos. Muitos estão com doenças, sarna, desnutrição e ferimentos provocados por atropelamentos. Os moradores da cidade reclamam constantemente e chegam a realizar campanhas de arrecadação de alimentos e medicamentos, o que não basta. É preciso uma ação mais efetiva por parte do Poder Executivo, além da necessidade de uma vacinação não só de animais abandonados, como daqueles que estão em poder de pessoas que não possuem recursos para o tratamento. 

Pecado ou milagre

A coisa tá feia, disse um amigo ao outro numa conversa descontraída no Bar do Fabrício. E completou....já nem sei se é pecado comer carne na Semana Santa, mas tenho certeza que é um milagre.

Em tempo

"Imagine uma nova história para a sua vida e acredite nela".
 

Publicidade

Veja também