Núcleo Pé de Zamba apresenta "Para lá das palavras” em Prudente

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 23/06/2016
Horário 10:07
 

"Foi uma apresentação especial, com um público grande e atento, o que é importante para nós, pois o espetáculo é interativo e quando a plateia é participativa ele cresce ainda mais...". Isso foi o que a atriz Andrea Soares, uma das integrantes do Núcleo Pé de Zamba, que ainda conta com os atores Cristiano Meirelles e Leandro Medina, expôs encenação do espetáculo "Para lá das palavras", na tarde de ontem, em Presidente Prudente. O evento que começou na Biblioteca Infantil Benjamin Resende com continuação no Espaço Laje, do Centro Cultural Matarazzo, foi assistido por alunos, professores e interessados.

Jornal O Imparcial Peça começou na biblioteca e teve continuação no novo espaço Laje, do Matarazzo

Andrea explicou que o espetáculo com caráter interativo e lúdico, fala sobre coisas interessantes, diferentes conteúdos que podem ser encontrados nos livros. "Nosso foco maior nesse público que está começando a ler. Então trazemos narrativas, poesia... Narramos uma história de dilemas que eles ajudam a decidir o final. Tentamos que seja o mínimo didático, e sim que carregue o perfil de leitura prazerosa", enfatiza a atriz.

A artista explica que trabalhando com o objetivo de fomentar o hábito da leitura, a trupe vem percorrendo bibliotecas municipais do Estado de São Paulo, gratuitamente durante todo mês de junho. Na trama, os personagens, com maquiagens alegres, professor Dilson Nário, Contônio e Cordélia Poesina aparecem preocupados com o desinteresse das pessoas pela leitura – fato que pode provocar o desaparecimento deles e de outros companheiros da literatura. Por este motivo, decidem sair mundo afora com a missão de mostrar a quantidade de coisas interessantes que existem dentro dos livros.

"Essa é a ideia, mostrar para as crianças como é divertido ler. E também o quanto podem aprender com os livros. E assim, os personagens trazem trava-línguas, adivinhas, curiosidades sobre a língua portuguesa, rimas e quadrinhas e narrativa de estórias, música e dança, fazendo com que o público atue conjuntamente com a gente na construção do espetáculo", destaca Andrea.

O projeto "Para lá das palavras: Bibliotecando!" foi contemplado pelo Edital 36/2015, de Estímulo à Leitura em Bibliotecas Municipais, do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

 

Projeto

"Para lá das palavras" foi concebido para ser apresentado em espaços não convencionais. Inspirado nas manifestações populares da cultura brasileira, o Núcleo Pé de Zamba, formado em 2009, traz para a cena algumas de suas premissas, que também são a fonte de pesquisa de linguagem: a interação de linguagens artísticas – dança, música e teatro – a múltipla possibilidade de utilização espacial e o jogo com o improviso, que se constitui também na interatividade com o público. O espetáculo surgiu através de um convite da Coordenadoria de Bibliotecas de São Paulo, para a reinauguração dos ÔnibusBiblioteca.

A experiência de transitar por diversos bairros da cidade, deparando-se com diferentes realidades, serviu como impulso para uma criação que pudesse levar ao público um olhar divertido e cativante sobre os livros e a leitura. A partir daí, tem sido amplamente apresentado, integrando atividades artísticas vinculadas ao letramento e à leitura, como em diversos pontos do ÔnibusBiblioteca e unidades do SESC-SP, o encerramento da "Olimpíada da Língua Portuguesa" (2014), da Bienal do Livro de São Paulo (2012), Circuito Cultural Paulista (2013), entre outros.

 

 
Publicidade

Veja também