Núcleo Ttere comemora 25 anos de atividades

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 12/04/2016
Horário 08:37
 
Neste mês de abril, o Núcleo Ttere, de Presidente Prudente, celebra 25 anos de atuação na cidade, com projetos sociais que visam profissionalizar e incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Em comemoração à data, a instituição preparou um calendário de atividades, que teve início na semana passada, incluindo palestras sobre a fundação da entidade. "Também será feito um resgate memorial das atividades já realizadas desde a fundação, com a primeira reunião que fizemos em casa, a inauguração, além da participação dos próprios atendidos, que contaram a trajetória de inclusão no mercado de trabalho por intermédio da instituição", explica a presidente Helena Caldas Junqueira.

Jornal O Imparcial Helena, presidente e fundadora do Núcleo Ttere: "São 25 anos de luta e vitórias"

Desde ontem até 15 de abril, todos os atendidos farão um passeio pela entidade para conhecer o dia a dia de cada turma, desde atividades lúdicas, até as oficinas que produzem peças em couro, sabonetes, aromatizantes e pão de mel. "Nós trabalhamos com a eficiência dos atendidos para suprir as dificuldades de cada um", afirma Helena.

Os alunos também vão conhecer de perto alguns dos projetos sociais de apoio e formação desenvolvidos na instituição. Ontem foi apresentado o programa "Ttere te te", que atende crianças de 7 a 15 anos com dificuldades de aprendizagem. Os assistidos frequentam três vezes por semana o núcleo, sendo que em uma destas visitas há atendimento psicopedagógico.

Hoje, o projeto "Ttere Acolher" receberá a visita dos atendidos na residência inclusiva que acolhe nove pessoas. Trata-se de um projeto multidisciplinar que conta com alimentação, monitoramento 24 horas realizado por cuidadores e auxiliares e recreação além de assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, coordenadora técnica administrativa. E dia 14, será a vez do projeto "Casa de Brinquedos" ser apresentado aos assistidos. O programa atende crianças, de zero a 6 anos, portadoras de deficiências, síndromes ou em situação de risco e vulnerabilidade. Utilizando o lúdico (brinquedos, brincadeiras, atividades manuais) como meio para o estreitamento dos vínculos afetivos entre a criança e o responsável, e também para estimulação do seu desenvolvimento.

Para finalizar, no dia 18 de abril os alunos, familiares e funcionários vão comemorar o Jubileu de Prata com uma festa e o plantio de uma árvore na sede do Núcleo Ttere.

 

Fundação


O Núcleo Ttere foi fundado em 18 de abril de 1991 por um grupo de voluntárias da sociedade civil de Presidente Prudente. Atualmente, possui 11 programas incluindo projetos de capacitação, além da assistência prestada aos portadores de deficiência física, mental, visual, auditiva, múltipla ou crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem.

 

Local

O Núcleo Ttere está situado na Avenida Presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira, 7.398, Jardim Regina, em Presidente Prudente. No dia 18 de abril, a instituição estará aberta para receber visitas da comunidade em geral. Para quem se interessou e pretende colaborar com doações financeiras ou prestação de trabalho voluntário, pode entrar em contato com a coordenadora técnica administrativa Patrícia Navarro, pelo telefone (18) 3905-1105.
Publicidade

Veja também