O adeus do ex-vereador

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 06/10/2023
Horário 04:44

Morreu aos 74 anos de idade o fabricante de móveis e ex-vereador Oswaldo José Vitório (1949-2023), depois de um tempo sofrendo de Alzheimer, doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes. 

NOME NA HISTÓRIA OFICIAL
Oswaldo Vitório, como era conhecido, deixou o seu nome registrado na história oficial de Presidente Prudente como homem público: foi vereador, vice-presidente e presidente da Câmara Municipal. Integrou a 13ª Legislatura, de 2001 a 2004.

SE FEZ, FAZENDO O BEM
Ele se fez político em suas ações comunitárias na área do esporte amador e da filantropia, disputando duas eleições. A primeira em 2000, pelo PMDB, com 1.115 votos, sendo o 18º mais votado para a legislatura, que era de 19 vereadores.

RAMO DA MARCENARIA
Na segunda em 2004, pelo PDT, obteve 1.504 votos. Ficou em 31º na votação geral, não se reelegendo para a 14ª legislatura, que reduziu o número de cadeiras de 19 para 13. Então, prosseguiu em seu seguimento profissional no ramo da marcenaria. 

PRUDENTINO DE NASCIMENTO
Oswaldo Vitório, prudentino de nascimento, deixou viúva a senhora Francisca Gomes da Silva e órfãos os filhos Adriana, Oswaldinho e Maria Lúcia, que lhe deram seus netos: Izadora, Matheus, Pedro Henrique, Alice Maria, Maria Clara e Maria Isabel.

SECRETÁRIO DE TURISMO
O tio do jornalista Adolfo Padilha, atual secretário municipal de Turismo, trabalhou com Noé Padilha, que foi um dos grandes nomes da fabricação de móveis em Prudente. Depois, deixou o cunhado e montou a Marcenaria Vimóveis Decorações. 

ALIADO DE AGRIPINO
Procedente do distrito de Montalvão, a vida de Oswaldo Vitório orbitou no Jardim Aviação e seu entorno. Foi vereador quando Agripino Lima (1931-2018) foi prefeito pela segunda vez e, com temperamento idêntico, era seu aliado na Câmara.

SIGNO DE ESCORPIÃO
Conforme diz Padilha, com respeito e carinho, seu tio era um baixinho marrento. Aliás, perfil de ambos que, por coincidência, faziam aniversário no mesmo dia: 9 de novembro. Signo: escorpião.

HOMEM TRABALHADOR
Padilha, um dos filhos de dona Maria e Noé Padilha de saudosa memória, comenta com o repórter do Plantão que Oswaldo Vitório foi um homem muito trabalhador e como fabricante de móveis gerou bastante emprego.

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
Na Câmara, foi eleito vice-presidente de Hélio Cortez (1951-2011) e ocupou a presidência em 2002 quando o presidente assumiu por 30 dias na Prefeitura, na licença-saúde de Agripino, cujo vice Jólio Martin havia morrido, vitimado pelo câncer.  

LUTO E VOTO DE PESAR
Pela morte de Oswaldo Vitório, na quarta-feira (4), o prefeito Ed Thomas (sem partido) decretou luto oficial e o presidente da Câmara, Tiago Oliveira (PTB), em nome da 18ª Legislatura, manifestou voto de pesar.

MORTE DA MÃE
Morreu ontem à noite, aos 93 anos de idade, a senhora Maria Ferreira Barbosa (1930- 2023), mãe do vereador João Barbosa Ferreira (União Brasil), o Joãozinho da Saúde.

PELA POLÍCIA FEDERAL
A deputada federal prudentina Sâmia Bomfim (PSOL) entende que as mortes do seu irmão prudentino Diego Ralf Bomfim e outros médicos, no Rio de Janeiro, foram crime de execução. Por isso, solicita que a investigação seja pela Polícia Federal.

Publicidade

Veja também