O futuro, hoje: mesa de Realidade Aumentada

Fomento e inovação em Prudente: ela poderá ser utilizada no dia a dia em praticamente todas as áreas; enfim, tudo que tiver uma demanda por 3D

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 10/06/2021
Horário 06:23
Foto: Cedida
Em sala, ou de casa, pelo tablete, um aluno de engenharia pode interagir com um motor
Em sala, ou de casa, pelo tablete, um aluno de engenharia pode interagir com um motor

Que tal ter aulas de sua casa, visualizando arquivo em 3D em tempo real? E treinamentos interativos, marketing e propaganda, projetos de construção civil, entretenimento, repetindo: tudo com a possibilidade de visualização do arquivo em 3D? Pois é prudentinos, o empreendedor, ou como ele prefere dizer que será um eterno “Apreendedor” (isso mesmo, com A maiúsculo) e engenheiro civil, Alessandro Altino e seu sócio Luis Isique, que é um dos articulistas deste jornal, estão apresentando para o mercado uma mesa de RA (Realidade Aumentada), cujas possibilidades são infinitas.  
“A Framework - Consultoria e projetos de inovação [que atua dentro da Fundação Inova Prudente] fará a distribuição e comercialização desse produto e dos serviços relacionados à mesa para o Brasil e exterior. Costumamos dizer que a finalidade dela e o limite é a imaginação. Porque  ela poderá tanto ser utilizada num laboratório de simulações, de visualização de qualquer tipo de arquivo em 3D, como poderá para fazer uma transmissão ao vivo, por exemplo, para uma televisão, um streaming de uma aula, apresentação de um projeto, as pessoas que estiverem em casa vão poder visualizar o arquivo 3D em tempo real sendo manipulado por quem tiver fazendo a transmissão”, explica Alessandro.

Tudo que tiver demanda por 3D

Conforme Alessandro, essa máquina poderá ser utilizada no dia a dia em praticamente todas as áreas, saúde, educação, arquitetura, televisão, moda, lançamento de produtos. Enfim, tudo que tiver uma demanda por 3D, que as pessoas precisem visualizar ou detalhar, em todas essas aplicações elas poderão utilizar a mesa. “Inclusive, tem uma compatibilidade com grande número de extensões de arquivo 3D. Praticamente todos os tipos são possíveis uma visualização usando a tecnologia [a mesa]”, expõe.

“NA PRIMEIRA VEZ, A SENSAÇÃO QUE TIVE FOI REALMENTE DE SER UM POUCO O TONY STARK [RISOS]. VOCÊ ESTAR ALI MANIPULANDO UM ARQUIVO 3D EM TEMPO REAL, VISUALIZANDO, É INCRÍVEL”
Alessandro Altino

Na prática, ele explica que é possível pegar qualquer arquivo 3D, pode ser um estático, um que tenha uma visão explodida, enfim, que possa trabalhar ele, preparar uma animação diferente na mesa de forma que as pessoas consigam visualizar, seja no local usando um tablet, um óculos ou um celular. Ou em casa através da transmissão que pode ser feita até em 4k, onde a pessoa vai ver esse arquivo em 3D sendo manipulado em tempo real ou gravado por quem está trabalhando na mesa. 
“O aluno, por exemplo, que está em casa assistindo um vídeo pelo YouTube tem acesso ao mesmo objeto em 3D que o professor com os mesmos recursos. Quem está estudando anatomia pode visualizar o corpo humano, os de engenharia o motor e pode interagir com ele. Ou seja, é realmente tudo integrado”, completa o empreendedor.

Contribuição para tecnologia e inovação

Alessandro explana que a solução completa tem a ver com software e hardware e foram anos de desenvolvimento. Como mencionou anteriormente, as aplicações, o limite da mesa é realmente a imaginação. E segundo ele, é uma emoção muito grande manipular essa mesa.
“Na primeira vez, a sensação que tive foi realmente de ser um pouco o Tony Stark [risos]. Você estar ali manipulando um arquivo 3D em tempo real, visualizando, é incrível. E as aplicações são infinitas. E elas podem impactar, agregar muito em todas as áreas, porque facilita demais visualizar detalhes em tempo real. Mudar textura do material, o tipo de material que estou usando na visualização, conseguir controlar a transparência. Enfim, a gente consegue ver detalhes que normalmente seriam impossíveis de serem visualizados”, enfatiza Alessandro.

Foto: Cedida

Luis Isique é sócio de Alessandro neste projeto de RA


 

Publicidade

Veja também