O Imparcial completa 85 anos de história

Neste 2 de fevereiro, jornal completa mais um ano de vida, com muitos motivos para comemorar, desafios vencidos e tantas outras dificuldades para serem combatidas diariamente

PRUDENTE - ALINE MARTINS

Data 02/02/2024
Horário 03:30
Foto: Arquivo
Jornal O Imparcial está presente nas plataformas digitais e é impresso três vezes na semana
Jornal O Imparcial está presente nas plataformas digitais e é impresso três vezes na semana

São 85 anos. Incontáveis dias em busca de informação, formação de opinião e o resultado é a credibilidade já conhecida. O Imparcial, neste 2 de fevereiro, completa mais um ano de vida, com muitos motivos para comemorar, desafios vencidos e tantas outras dificuldades para serem combatidas diariamente. Esta tribuna está entre os periódicos de maior longevidade: desde 1939 informando todos os dias. 

Em época de tanta tecnologia e transformação, a velha guarda do jornalismo regional também passou por modificações. Mas, aprendeu ao longo destas décadas, que a responsabilidade da boa apuração sempre vencerá. Em meio a tantas notícias falsas, as conhecidas “fake news”, há e sempre haverá a necessidade do bom jornalismo, que muitas vezes não é sair na frente, mas é poder proporcionar ao leitor o que de fato acontece. O modo de fazer jornalismo está em constante evolução. Cresce na mesma velocidade do alcance de uma informação. E a reponsabilidade também. 

O Imparcial, como um bom entendedor da “melhor idade”, não parou no tempo. Atualmente, está presente nas redes sociais, tem um site ativo e dinâmico com informações de Presidente Prudente e região, com assuntos de todos os segmentos, além da distribuição para assinantes do material digital e a impressão do jornal três vezes na semana – terças, quintas e domingos. “O jornalismo tem um papel ímpar na sociedade. Com a informação na palma da mão diariamente, é um meio das pessoas saberem o que de real acontece. Passamos por mudanças precisas ao longo dos anos, mas jamais deixando de lado a credibilidade e ética alcançadas em 85 anos. Isso tudo graças a tantos nomes, colegas inesquecíveis que fazem parte desta história”, conta a editora-executiva de O Imparcial, Aline Martins, no jornal desde 2008. 

Vânia Nilva Ferreira, gerente administrativa do jornal, funcionária há cinco décadas, relembra com gratidão toda sua trajetória. “Passamos por vários avanços tecnológicos, inicialmente sendo impresso em máquina plana, mudando para as rotativas modernas e pela informatização. Pude conviver todos esses períodos, no meio de muitas crises financeiras do país. Grandes acontecimentos podem ser visualizados, desde 1939, nas páginas de O Imparcial. Aprendi muito com os ex-diretores:  Mário Peretti [in memoriam], Adelmo Santos Reis Vanalli [in memoriam] e Deodato da Silva. Me ensinaram a importância da credibilidade, da ética e do profissionalismo. Sou eternamente grata por tudo que vivi e aprendi ao lado dos mesmos. Foram pessoas que tornaram o jornal reconhecido a nível local, regional e nacional, mesmo passando por dificuldades econômicas, cumpriram suas missões com responsabilidade e dignidade”, afirma. Acrescenta ainda que mesmo com toda essa transformação, existe a luta que nunca mudou para que o jornal continue informando e atendendo a todos os anunciantes e assinantes. “Hoje o jornal vive uma nova fase administrativa, juntamente com o digital e o impresso. Toda a empresa necessitou se adequar. Inúmeras palestras, cursos ao longo desse período vem ocorrendo. Obrigada a todos que acreditam no jornal e continuam ao nosso lado. Parabéns, jornal O Imparcial, pela garra dos seus colaboradores e diretores”, enfatiza Vânia.

Publicidade

Veja também