O Imparcial entrevista 34 postulantes ao Legislativo

Desde abril, candidatos a deputados estadual e federal visitam a sede do periódico para apresentar suas propostas aos cargos pretendidos

Eleições - ANDRÉ ESTEVES

Data 26/09/2018
Horário 06:44

Desde meados de abril, o jornal O Imparcial de Presidente Prudente disponibiliza seu espaço aos candidatos da 10ª RA (Região Administrativa) que desejam apresentar suas propostas aos cargos em disputa nas eleições de outubro. A partir do momento em que esta tribuna foi aberta aos postulantes, 22 dos 26 dos pretendentes à cadeira de deputado estadual e 12 dos 13 aspirantes a deputado federal visitaram a sede do jornal com este intuito. Entre as linhas de ação expostas pelos possíveis parlamentares, destacam-se medidas voltadas à revisão das tarifas praticadas nos pedágios, diminuição do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), fomento à indústria e geração de empregos, fortalecimento dos hospitais filantrópicos, recuperação da malha ferroviária, compensação às cidades onde operam unidades prisionais, pluralização do ensino integral e implantação de escolas técnicas para a qualificação de mão de obra.

O diretor executivo de O Imparcial, Leandro Nigre, aponta que, enquanto veículo impresso de maior circulação na região oeste paulista, o jornal buscou ofertar ao público leitor, a partir desta série de entrevistas, a oportunidade de conhecer os candidatos que residem na 10ª RA e acolheram o convite para expor seus planos de trabalho. “Assim, seguimos como tribuna pluralista, garantindo àquele que nos lê a chance de identificar os aspirantes que melhor podem nos representar nas cadeiras do Executivo e Legislativo”, expõe.

Leandro esclarece que, diferente dos anos anteriores, as entrevistas referentes ao pleito de 2018 foram diluídas em um período maior, assim que começaram as especulações de pré-candidatura, uma vez que os prazos eleitorais estão cada vez mais enxutos e a quantidade de candidatos tem crescido. Neste ano, são 39 postulantes na região. “Nesta dilatação, desde o início do ano, o cidadão já pode avaliar, com as notícias, seus pretensos escolhidos”, enfatiza. O diretor executivo já adianta que, para as vésperas do pleito, como praxe, circulará um material especial para nortear o eleitor sobre todo o processo eleitoral, com orientações, dados dos candidatos regionais, cola para votação, entre outros materiais.

Em relação às entrevistas já publicadas, todas foram feitas conforme o mesmo padrão. Após o agendamento da visita pelos próprios candidatos, assessores ou demais representantes, os postulantes foram recebidos na casa e questionados a respeito de suas propostas para áreas como educação, saúde, assistência social, turismo, cultura, infraestrutura e segurança pública. Ainda no início ou ao fim da conversa, responderam um breve formulário, contendo dados pessoais e referentes às suas candidaturas, a fim de fornecer aos leitores informações sintetizadas sobre quem são e a que se propõem. Os textos foram publicados na ordem cronológica em que as entrevistas ocorreram, sem prioridade ou privilégio a qualquer aspirante aos cargos mencionados.

Dos nomes confirmados na região, não foram entrevistados apenas os candidatos a deputado estadual, Adenilson Aparecido Barbosa (PTD), Fátima Lira (PR), Kazu Reis (PR) e Luzia José dos Santos Vecchiatti (PT); e o candidato a deputado federal, Adenilton Ferreira (PV). Tais postulantes podem marcar sua visita (por meio do telefone 99104-8537) até sexta-feira, que é a data-limite para a realização das entrevistas. Vale ressaltar que todos foram contatados pela produção e reportagem deste periódico, contudo, alguns não deram retorno para proceder ao agendamento.

Fora da região

Por ser um periódico de circulação na região oeste paulista, O Imparcial deu prioridade às entrevistas com candidatos que residem na 10ª RA, no entanto, não restringiu seu espaço exclusivamente a eles. Ao longo da campanha eleitoral, também foram cobertas as visitas de outros pretendentes aos cargos legislativos e superiores, como para governador e presidente da República, abrangendo também vices.

Entre eles, estiveram, para deputado federal, Alexandre Padilha (PT), Henrique Almirates (PRB), Ricardo Izar (PP), Sâmia Bomfim (PSOL) e Vinicius Poit (Novo); para senador, Antonio Neto (PDT), Diogo da Luz (Novo) e Mario Covas Neto (Podemos); para governador, João Doria (PSDB), Luiz Marinho (PT), Marcio França (PSB), Paulo Skaf (MDB) e Professora Lisete (PSOL); para vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM); e para presidente da República, Alvaro Dias (Podemos) e Jair Bolsonaro (PSL).

CANDIDATOS DA REGIÃO ENTREVISTADOS POR O IMPARCIAL               

Deputado Estadual

Adão Lima - PR

Alexandre Godinho Bertoncello - Partido Novo

Antônio Ferrari - PV

Aparecida Batista Dias Barreto de Oliveira – PR*

Bruno Lozzi da Costa - PSOL

Carlos Rossato - PR

Deusamar Santos Teixeira Salvador - Patriota

Ed Thomas - PSB

Fábio Sato - PSD

Gilberto Aquino - MDB

Guilherme Piai - PR

Haroldo Filho - PSL

Jocelino José de Santana - Podemos

José Carlos - PR

Marcelo Manfrim - PR

Maria de Lourdes Silva Depieri - Patriota

Mauro Bragato - PSDB

Nilson de Abreu - Patriota

Samanta Meneguesso - PR

Sérgio Donha - PR

Sérgio Roberto Mele - Patriota

Wesley Brambilla – Solidariedade

* a entrevista da candidata será publicada em breve                          

Deputado Federal                            

Arlindo Munuera Júnior - PRTB

Gildo José Pedrosa - PRB

Izaque José da Silva - PSDB           

José Aparecido Lira - PR  

José Lemes Soares - PRB 

Juliano Borges - Podemos

Luiz Fernando Pinheiro Gesse - Patriota      

Marcos Gusman - PRP

Milton Carlos de Mello, Tupã - DEM

Priscila Pereira - MDB       

Reinaldo de Oliveira Coelho - MDB             

Talmir Rodrigues - Solidariedade   

Publicidade

Veja também