O Imparcial percorre 133 bairros prudentinos

PRUDENTE - André Esteves

Data 21/08/2016
Horário 09:34
 

Nos últimos dois anos e seis meses, a reportagem do jornal O Imparcial percorreu bairros de Presidente Prudente para ouvir seus moradores, relatar histórias, ouvir reclamações, prestar serviço e conhecer mais sobre o território prudentino e a população que nele reside. Na semana que vem, depois de reportagens especiais publicadas assiduamente, este diário retorna ao ponto de partida e passa a revisitar os bairros aqui já explorados para descobrir se as reivindicações permanecem, quais mudanças e avanços ocorreram neste período e o que os munícipes e poder público têm de novo para apontar. Bairros que ainda não entraram em pauta também serão contemplados.

Em 133 domingos, o especial destacou, entre os principais problemas indicados pelos moradores, o abandono e desmazelo de terrenos baldios, a escassez de linhas de ônibus e pontos com cobertura de proteção, as condições de limpeza pública, a carência de áreas de lazer com parque para crianças e jovens e academias ao ar livre para a terceira idade, a falta de reforço no policiamento e a sensação de insegurança, a necessidade de postos ou estratégias de saúde que atendam a população, unidades paralisadas, a ausência de escolas e creches e o excesso de velocidade em vias. Em contrapartida, foram enfatizados muitos pontos positivos, como infraestrutura completa, expansão de comércio, valorização imobiliária, instalação de unidades básicas de saúde e educação e de áreas de recreação, convivência amigável da vizinhança, recapeamento de ruas e sensação de tranquilidade e pertencimento.

Jornal O Imparcial Bairros que ainda não entraram em pauta também serão contemplados.

Este especial também abrigou histórias de vida de moradores que contaram sobre suas chegadas e partidas e que abriram suas portas para convidar para um café ou mostrar algum problema presente até mesmo no fundo de suas residências. Hoje, Presidente Prudente é composta por 450 bairros, que não foram contemplados em sua totalidade com a visita da reportagem, visto que muitos são privados ou com área e população muito reduzidas para render material amplo.

Contudo, segundo o editor-chefe de O Imparcial, Leandro Nigre, "o jornal conseguiu o seu propósito de estreitar os laços com a população e estar mais perto dela, promover o jornalismo comunitário e servir de olhos para o poder público, oferecendo os direcionamentos necessários para a distribuição de verba adequada". Ficam os nossos agradecimentos a todas as pastas que contribuíram semanalmente, atendendo as demandas de posicionamento, especialmente ao secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Laércio Batista de Alcântara, que se prontificou a enviar toda a semana os dados necessários para a elaboração do material.

 

Ponto de vista

De acordo com Laércio, o especial Bairros Prudentinos, desde o seu início, contribuiu muito com a Prefeitura e trouxe à luz da administração pública as necessidades básicas das regiões da cidade e, principalmente, da população em seu dia a dia. Segundo ele, Prudente tem hoje uma infraestrutura básica que proporciona ao município um "ótimo padrão urbano e muito bem avaliado" em todos os índices brasileiros de qualidade de vida, entretanto, ainda há necessidades que precisam ser atendidas. "Os maiores problemas são os terrenos baldios. A Prefeitura tem feito um trabalho de fiscalização muito forte nos últimos oito anos, com a grande equipe de Fiscalização Urbanística cuidando do dia a dia da cidade e a população fazendo a denúncia de obras irregulares e terrenos baldios", afirma.

Conforme o titular da Seplan, todas as secretarias municipais foram direcionadas e estruturam o planejamento, com o objetivo de melhorar Prudente de uma forma geral, por meio de "grandes obras de mobilidade urbana que interligam bairros e regiões, instalações de escolas, creches, unidades de saúde e academias ao ar livre, urbanização de fundos de vales e limpeza pública de qualidade nos bairros". "Temos grandes regiões como Cohab, Ana Jacinta, zona leste, João Domingos Netto, Brasil Novo e Humberto Salvador que passaram a ser bairros com vida própria em termos de atendimento à população. Hoje, basicamente, não é necessário se dirigir ao centro da cidade para suprir necessidades do cotidiano", destaca.

 

Representante

Para a presidente do Campp (Conselho de Associações de Bairros de Presidente Prudente) e dos jardins Cobral e Leonor, Márcia Regina Rodrigues, os bairros prudentinos "melhoraram muito" nos últimos anos. "Locais que antes eram considerados terríveis, como a Vila Operária, hoje evoluíram e possuem muitos serviços, inclusive os de lazer. Eu, como presidente do Cobral, posso falar que a zona leste melhorou 100% e já tem asfaltamento e unidades de educação, sem falar da chegada do Jardim Panorâmico, que ajudou bastante na expansão", expõe.

Márcia elenca que as principais solicitações dos moradores hoje são mais linhas de ônibus para bairros afastados, investimento em construção de unidades e estratégias da saúde e reforço na segurança. "Muitos presidentes de bairro pedem a instalação de um posto policial, mas digo que isso não resolve. A solução é a intensificação das rondas, que garantem de forma mais eficaz a segurança dos munícipes", defende.

A representante aponta que o Campp é composto por 76 presidentes de bairro, que se reúnem em uma assembleia a cada dois meses para contextualizar as reivindicações que precisam ser colocadas em pauta para o setor administrativo. "Na medida do possível, as pastas têm nos atendido. Um grande avanço foi a revisão do Plano Diretor, em que todos os presidentes de bairro compareceram e definiram quais são as prioridades atuais", pontua.

 
Publicidade

Veja também